SEMIÓTICA DISCURSIVA E FORMAÇÃO DE LEITORES

UMA PROPOSTA DE LEITURA E ANÁLISE COM A CANÇÃO “INUMERÁVEIS”

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19289

Mots-clés :

Semiótica discursiva, Formação do leitor, Pandemia, Inumeráveis

Résumé

Partindo da ideia de uma leitura sincrética, o presente artigo traz considerações acerca da semiótica discursiva para a formação de leitores na escola. Precisamos possibilitar que a aula de Língua Portuguesa seja aula de leitura, desde a “leitura do mundo” que “precede a leitura da palavra” (FREIRE, 1988), até a literatura. Assim, propomos uma atividade de leitura na linha da semiótica discursiva para o ensino médio, a fim de contribuir com a formação leitora a partir da canção Inumeráveis, de Chico César e Bráulio Bessa, que traz uma reflexão sobre a pandemia da Covid-19.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Rute da Silva Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutoranda em Linguística e Literatura pela Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT. Mestra em Letras pelo Profletras/UFT. Especialista em Estudos Linguísticos e Análise Literária, pela Universidade do Estado do Pará - UEPA. Graduada em Letras , pela Universidade da Amazônia - UNAMA. Tem experiência na docência do Ensino Superior, como professora substituta e atua como professora efetiva dos ensinos Fundamental e Médio das Redes Estaduais de Educação dos Estados do Tocantins e do Maranhão. Membra do Grupo de Estudos do Sentido do Tocantins - GESTO.

Dório Macedo dos Santos Neto, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS), unidade da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), campus de Araguaína. Possui graduação em Letras pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Araguaína(FACILA). Cursou Direito pela Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS) e especialização em "Sociedade, Trabalho Docente e Gestão Democrática" pelo Instituto de Artes e Cultura da UFT - IAC/UFT. Professor da educação básica da rede pública de ensino (SEDUC-TO). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Desenvolve pesquisa em semiótica aplicada ao ensino de leitura. Membro do GESTO - Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins

Références

BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral. Cia. Editora Nacional; Edusp, 1976.

BERTRAND, Denis. Caminhos da semiótica literária. Trad. Ivã Carlos Lopes et al. Bauru, SP: EDUSC, 2003.

BESSA, Bráulio; CÉSAR, Chico. Inumeráveis. YouTube, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 28 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003

GREIMAS, Algirdas Julien; FONTANILLE, Jacques. Sémiotique des passions. Paris: Seuil, 1991.

GREIMAS, Algirdas Julien; FONTANILLE, Jacques. Semiótica das paixões: dos estados de coisas aos estados de alma. São Paulo: Ática, 1993.

GREIMAS, Algirdas Julien. Da imperfeição. 2. ed. São Paulo: Estação das Letras e cores, 2017.

GREIMAS, Algirdas Julien e COURTÉS, Joseph. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Contexto, 2021.

LACAN, Jacques. Subversão do sujeito e dialética do desejo no inconsciente freudiano. In:

LACAN, Jacques. Escritos. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998 [1960], p.807-842

LANDOWSKI, Eric. Interações arriscadas. Trad. Luiza Helena Oliveira da Silva. São Paulo: Estação das Letras e Cores/Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2014.

LANDOWSKI, Eric. Regimes de Sentido e formas de Educação. Revista Entreletras, Araguaína, v. 7, n. 2, p. 8 – 14, 2016. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2736/8943. Acesso em 30 out. 2020.

SANTOS. Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedima, 2020.

SILVA, Luiza Helena Oliveira da; MELO, Márcio Araújo de. O que pode o leitor. Entreletras, Araguaína, v. 6, n.º 2, p. 120 – 132, 2015. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2736/8943. Acesso em 30 out. 2020.

SILVA, Luiza Helena Oliveira. Leituras e escrituras em tempos de pandemia. Quarentenas, Quarenteninhas e Quaquarentenas, de Torero e Minkovicius. Estudos Semióticos[online], v. 17, n. 1. São Paulo, p. 107 – 123, 2021. Disponível em: . Acesso em: 5 out. 2024.

SILVA, Luiza Helena. Formação do leitor na escola: questionamentos a partir da semiótica discursiva. In: PINTO, Francisco Neto Pereira; SILVA, Luiza Helena Oliveira da; MELO, Márcio Araújo de; CARVALHO, Diógenes Buenos Aires de (Org.). Ensino da literatura no contexto contemporâneo. São Paulo: Mercado de Letras, 2021. v. 1, p. 197-217. 676 p.

TATIT, Luiz. Musicando a Semiótica: ensaios. 2 ed. São Paulo: Annablume, 2010.

TATIT, Luiz. Passos da Semiótica Tensiva. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2019.

ZILBERBERG, Claude. Elementos de semiótica tensiva. Trad. Ivã Lopes, Luiz Tatit, Waldir Beividas. São Paulo: Ateliê, 2011.

Téléchargements

Publié-e

2024-12-10

Comment citer

Santos, R. da S., & Santos Neto, D. M. dos. (2024). SEMIÓTICA DISCURSIVA E FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA PROPOSTA DE LEITURA E ANÁLISE COM A CANÇÃO “INUMERÁVEIS”. EntreLetras, 15(Especial), 216–234. https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19289

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: SEMIÓTICA DISCURSIVA: UNIDADE E DIVERSIDADE - Número Especial, 2024