DISCURSIVE SEMIOTICS AND READER FORMATION

A READING AND ANALYSIS PROPOSAL WITH THE SONG “INUMERÁVEIS”

Authors

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19289

Keywords:

Discursive semiotics, Reader formation, Pandemic, Inumeráveis

Abstract

Starting from the idea of a syncretic reading, this article brings considerations about discursive semiotics for the formation of readers in school. We need to enable Portuguese language classes to be reading classes, from the 'reading of the world' that 'precedes the reading of the word' (FREIRE, 1988), to literature. Thus, we propose a reading activity in line with discursive semiotics for high school, in order to contributes to reader formation baseado n the song Inumeráveis by Chico César and Bráulio Bessa, that brings a reflection on the Covid-19 pandemic.

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Author Biographies

Rute da Silva Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutoranda em Linguística e Literatura pela Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT. Mestra em Letras pelo Profletras/UFT. Especialista em Estudos Linguísticos e Análise Literária, pela Universidade do Estado do Pará - UEPA. Graduada em Letras , pela Universidade da Amazônia - UNAMA. Tem experiência na docência do Ensino Superior, como professora substituta e atua como professora efetiva dos ensinos Fundamental e Médio das Redes Estaduais de Educação dos Estados do Tocantins e do Maranhão. Membra do Grupo de Estudos do Sentido do Tocantins - GESTO.

Dório Macedo dos Santos Neto, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS), unidade da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), campus de Araguaína. Possui graduação em Letras pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Araguaína(FACILA). Cursou Direito pela Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS) e especialização em "Sociedade, Trabalho Docente e Gestão Democrática" pelo Instituto de Artes e Cultura da UFT - IAC/UFT. Professor da educação básica da rede pública de ensino (SEDUC-TO). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Desenvolve pesquisa em semiótica aplicada ao ensino de leitura. Membro do GESTO - Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins

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Published

2024-12-10

How to Cite

Santos, R. da S., & Santos Neto, D. M. dos. (2024). DISCURSIVE SEMIOTICS AND READER FORMATION: A READING AND ANALYSIS PROPOSAL WITH THE SONG “INUMERÁVEIS”. EntreLetras, 15(Especial), 216–234. https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19289

Issue

Section

DOSSIÊ: SEMIÓTICA DISCURSIVA: UNIDADE E DIVERSIDADE - Número Especial, 2024