A CONSTRUÇÃO [SN1 + VLEVE + SN2] E OS PROCESSOS COGNITIVOS DE CHUNKING E CATEGORIZAÇÃO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19541

Mots-clés :

Linguística Funcional Centrada no Uso; verbos leves; chunking; categorização.

Résumé

Fundamentado na Linguística Funcional Centrada no Uso, de viés construcionista, e com foco nos processos cognitivos de domínio geral chunking e categorização, este artigo tem como objeto de investigação a construção de estrutura argumental [SN1 + VLEVE + SN2]. Os verbos leves examinados são dar, fazer, ter e tomar. Para constatar a regularização e convencionalização dos chunks com esses verbos, são analisadas ocorrências de corpora eletrônicos, representativos do século XX. Os resultados indicam que a construção varia em relação à frouxidão ou integração entre o VLEVE e o SN que o segue.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Maria Angélica Furtado da Cunha, UFRN/UFF

Professora Emérita pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Titular de Linguística da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Professora Visitante da Universidade Federal Fluminense. Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Linguística pela Universidade de Brasília. Realizou dois estágios de pós-doutoramento na University of California, Santa Barbara, e um na Universidade Federal Fluminense. Membro do grupo de estudos Discurso & Gramática. Coorganizadora de livros e autora de vários capítulos e artigos sobre transitividade, estrutura argumental, gramática de construções e ensino de gramática sob o enfoque da Linguística Funcional. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

 

 

Références

BAGNO, Marcos. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2011.

BASILIO, Margarida Maria. Construções morfológicas e construções lexicais: expressões V SN com DAR e FAZER. In: Anais do Congresso de Letras da UERJ. Rio de Janeiro: Botelho Editora, p. 1-19, 2007.

BISPO, Edvaldo Balduino; LOPES, Monclar Guimarães. Linguística Funcional Centrada no Uso: teoria, método e aplicação. Revista Odisseia, Natal, v. 7, n. Especial, p. i-x, 2022. DOI: https://doi.org/10.21680/1983-2435.2022v7nEspecialID28489.

BRINTON, Laurel; TRAUGOTT, Elizabeth Closs. Lexicalization and language change. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.

BYBEE, Joan. Mechanisms of change in grammaticalization: The role of frequency. In: BRIAN, Joseph; JANDA, Richard. (eds.). The Handbook of Historical Linguistics. Oxford: Blackwell, 2003. p. 602-623.

BYBEE, Joan. Língua, uso e cognição. Tradução Maria Angélica Furtado da Cunha. São Paulo: Cortez, 2016 [2010].

CASTILHO, Ataliba T. Nova Gramática do Português Brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010.

CHAFE, Wallace. Discourse, consciouness, and time: the flow and displacement of conscious experience in speaking and writing. Chicago: University of Chicago Press, 1994.

CROFT, William; CRUSE, Alan. Cognitive linguistics. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

CUNHA LACERDA, Patrícia Fabiane. O papel do método misto na análise de processos de mudança em uma abordagem construcional: reflexões e propostas. LinguíStica. Volume especial, p. 83-101, 2016.

DU BOIS, J. Competing motivations. In: HAIMAN, John. Iconicity in syntax. Amsterdam: John Benjamins, 1985, p. 343-366.

ERMAN, Britt; WARREN, Beatrice. The idiom principle and the open choice principle. Text-Interdisciplinary Journal for the Study of Discourse, v. 20, n. 1, p. 29-62, 2000.

FURTADO DA CUNHA, Maria Angélica. Corpus Discurso & Gramática - a língua falada e escrita na cidade do Natal. 1. ed. Natal: EDUFRN, 1998.

FURTADO DA CUNHA, Maria Angélica. Motivações semântico-pragmáticas para a ordenação dos argumentos na construção ditransitiva. Revista de Estudos da Linguagem, v. 25, p. 555-584, 2017.

FURTADO DA CUNHA, Maria Angélica. A semântica da construção ditransitiva em perspectiva diacrônica. Gragoatá, v. 25, p. 785-808, 2020.

FURTADO DA CUNHA, Maria Angélica. Variação e mudança dos usos dos verbos leves dar, fazer, ter e tomar: uma abordagem funcional-construcionista. Working Papers em Linguística, v. 25, p. 55-77, 2024.

FURTADO DA CUNHA, Maria Angélica; BISPO, Edvaldo Balduino. Pressupostos teóricos e categorias analíticas da Linguística Funcional Centrada no Uso. Revista do GELNE, vol. 15, n.1/2, p. 49-74, 2013.

FURTADO DA CUNHA, Maria Angélica; SILVA, José Romerito. Transitividade: do verbo à construção. Linguística, v. 14, p. 48-64, 2018.

FURTADO DA CUNHA, Maria Angélica; CHAVES, Aline dos Santos Silva. A construção SN+V+SNNU e o processo cognitivo de chunking. Odisseia, v. 4, p. 62-88, 2019.

FURTADO DA CUNHA, Maria Angélica; BISPO, Edvaldo Balduino. Linguística Funcional Centrada no Uso: caracterização teórico- metodológica e aplicação prática. In: ROSÁRIO, Ivo da Costa (Org.). Metodologia da pesquisa funcionalista. Porto Velho: Edufro, 2023. p. 7-14.

FURTADO DA CUNHA, Maria Angélica; SILVA, José Romerito; BISPO, Edvaldo Balduino. O pareamento forma-função nas construções: questões teóricas e operacionais. Revista Linguística, v. especial, p. 55-67, 2016.

GIVÓN, Talmy. Syntax: a functional-typological introduction. v. 1. New York: Academic Press, 1984.

GIVÓN, Talmy. Syntax. v. II. Amsterdam: John Benjamins, 2001.

GOLDBERG, Adele. A construction grammar approach to argument structure. Chicago: University of Chicago Press, 1995.

HIMMELMANN, Nikolaus. Lexicalization and grammaticization: opposite or orthogonal? In: BISANG, Walter; HIMMELMANN, Nikolaus; WIEMER, Björn (eds.). What makes grammaticalization?: a look from its fringes and its components. Berlin: New York: Mouton de Gruyter, 2004, p. 21-42.

HOPPER, Paul. Emergent grammar. Berkeley Linguistics Society, v. 13, p. 139-157, 1987.

HOPPER, Paul. On some principles of grammaticalization. In: TRAUGOTT, Elizabeth Closs; HEINE, Bernd. (eds.). Approaches to grammaticalization. Amsterdam: John Benjamins, 1991. p. 17-36.

HOPPER, Paul; TRAUGOTT, Elizabeth Closs. Grammaticalization. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

LAKOFF, George. Women, fire and dangerous things – What categories reveal about the mind. Chicago: University of Chicago Press, 1987.

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

OLIVEIRA, Mariangela Rios; ROSÁRIO, Ivo da Costa. Funcionalismo e abordagem construcional da gramática. Revista Alfa, v. 60, n. 2, p. 233-260, 2016.

SARDINHA, Tony Berber. Linguística de corpus. São Paulo: Manole, 2004.

TAYLOR, John. Linguistic categorization. 2. ed. Oxford: Oxford University Press, 1995.

TRAUGOTT, Elizabeth Closs; TROUSDALE, Graeme. Gradience, gradualness and grammaticalization: How do they interact? In: TRAUGOTT, Elizabeth Closs; TROUSDALE, Graeme. (eds.). Gradience, gradualness and grammaticalization. Amsterdam: John Benjamins, 2010. p. 19-44.

TRAUGOTT, Elizabeth Closs; TROUSDALE, Graeme. Construcionalização e mudanças construcionais. Tradução Taísa Peres de Oliveira e Maria Angélica Furtado da Cunha. Petrópolis: Vozes, 2021 [2013].

Téléchargements

Publié-e

2025-07-21

Comment citer

Furtado da Cunha, M. A. (2025). A CONSTRUÇÃO [SN1 + VLEVE + SN2] E OS PROCESSOS COGNITIVOS DE CHUNKING E CATEGORIZAÇÃO. EntreLetras, 16(1), 263–285. https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19541

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: GRAMÁTICA E COGNIÇÃO: UMA HOMENAGEM A LILIAN FERRARI - v. 16, n. 1, 2025