PALAVRAS QUE MOVEM

O PODER DAS METÁFORAS NO DISCURSO POLÍTICO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19596

Mots-clés :

metáfora conceptual; semântica cognitiva; discurso político; análise.

Résumé

O artigo analisa as metáforas conceptuais presentes no discurso de posse de Lula, ocorrido em 2023, abordando como elas influenciam a visão pública sobre temas essenciais como poder e democracia. Baseando-se na Teoria da Metáfora Conceptual de Lakoff e Johnson ([1980], 2002), a pesquisa busca identificar e analisar dois tipos de metáforas, destacando seu papel em reforçar ideologias e conectar o orador à audiência, utilizando uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva a partir do corpus selecionado. Dessa forma, o estudo contribui para uma compreensão mais ampla da função cognitiva das metáforas que estruturam o pensamento em contextos de comunicação política.

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Bibliographies de l'auteur-e

Leidiane do Livramento Lima Sarges, UNIVERSITÉ FÉDÉRALE DE MARANHÃO

Étudiant en Master en Littérature à PPGLB/UFMA/Bacabal. Diplômé en Littérature de l'Université d'État du Maranhão – UEMA ; Professeur d'éducation de base à Pinheiro/MA. leidiane.sarges@discente.ufma.br. https://orcid.org/0009-0002-8900-9492.

Carliane Miranda Carneiro Aguiar, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda em Letras pelo PPGLB/UFMA/Bacabal. Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA; Professora efetiva SEDUC – MA; Professora substituta Centro de Ensino Superior de Presidente Dutra/UEMA.

Monica Fontenelle Carneiro, Universidade Federal do Maranhão

Professora Doutora e Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Departamento de Letras – DELER – e do quadro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Letras - PPGLETRAS (Campus de São Luís) e PPGLB (Campus de Bacabal) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professora colaboradora do PPGDIR - Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Références

CARNEIRO, Monica Fontenelle. Dos manuais didáticos à compreensão do aprendiz: a relevância da metáfora no ensino-aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira (ILE). 2009. 240f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

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DE SOUZA, Lidiane Melo; CARNEIRO, Monica Fontenelle. Metáforas conceptuais como ferramentas de argumentação e persuasão no discurso jurídico. Revista de Direito, Arte e Literatura, São Luís, v. 6, n. 2, p. 01-21, dez., 2020. DOI: https://doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9911/2020.v6i2.7017. Disponível em: https://www.indexlaw.org/index.php/revistadireitoarteliteratura/article/view/7017. Acesso em: 4 nov. 2024.

FERRARI, Lilian. Introdução à Linguística Cognitiva. São Paulo: Contexto, 2011.

LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metáforas da vida cotidiana. Coordenação da tradução: Mara Sofia Zanotto. Campinas: Mercado das Letras: Educ., 2002.

AGÊNCIA CÂMARA NOTÍCIAS. Leia o discurso do presidente Lula na íntegra. Câmara dos Deputados. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/932450-leia-o-discurso-do-presidente-lula-na-integra/. Acesso em: 3 nov. 2024.

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Publié-e

2025-07-21

Comment citer

Sarges, L. do L. L., Aguiar, C. M. C., & Carneiro, M. F. (2025). PALAVRAS QUE MOVEM: O PODER DAS METÁFORAS NO DISCURSO POLÍTICO. EntreLetras, 16(1), 316–334. https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19596

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: GRAMÁTICA E COGNIÇÃO: UMA HOMENAGEM A LILIAN FERRARI - v. 16, n. 1, 2025