DECOLONIZANDO MENTES, SABERES E ENSINO
DIÁLOGOS E RESISTÊNCIA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI :
https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e20290Mots-clés :
Literaturas, Educação, Ensino-aprendizagem, Teoria Decolonial, Resistência CulturalRésumé
Possuímos como objetivo principal deste dossiê examinar as práxis de ensino-aprendizagem emergidas das literaturas com perfis e contornos decoloniais, as quais tentam irromper novas narrativas e diálogos. Mediante o exposto, este número é composto pelos seguintes eixos: 1) discussões teóricas que versem sobre o percurso do giro decolonial na literatura; 2) metodologias e práxis aplicadas no ensino-aprendizagem; 3) análise de resultados efetivados em sala de aula e 4) estudo acerca de autores e obras impregnadas de resistências culturais. Como resultado, compartilhamos uma fértil produção em que a literatura e o ensino se aliam como fonte para a emancipação de saberes.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.
FREIRE Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz & Terra, 1996.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI. Felix. Mil platôs (Capitalismo e Esquizofrenia). São Paulo:
Editora 34, 1995.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© EntreLetras 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
