DECOLONIZANDO MENTES, SABERES E ENSINO

DIÁLOGOS E RESISTÊNCIA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e20290

Mots-clés :

Literaturas, Educação, Ensino-aprendizagem, Teoria Decolonial, Resistência Cultural

Résumé

Possuímos como objetivo principal deste dossiê examinar as práxis de ensino-aprendizagem emergidas das literaturas com perfis e contornos decoloniais, as quais tentam irromper novas narrativas e diálogos. Mediante o exposto, este número é composto pelos seguintes eixos: 1) discussões teóricas que versem sobre o percurso do giro decolonial na literatura; 2) metodologias e práxis aplicadas no ensino-aprendizagem; 3) análise de resultados efetivados em sala de aula e 4) estudo acerca de autores e obras impregnadas de resistências culturais. Como resultado, compartilhamos uma fértil produção em que a literatura e o ensino se aliam como fonte para a emancipação de saberes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Cesar Alessandro Sagrillo Figueiredo, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutor em Ciências Políticas e pós-doutor em literatura, docente da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPFLLIT/UFNT) e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educativas (PPGEPE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Betania Oliveira Barroso, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação e professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educativas (PPGEPE/UFMA).

Mônica Assunção Mourão, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Doutora em Linguística e Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPFLLIT/UFNT), docente da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), atuando como docente nos cursos de graduação em Letras e Pedagogia, bem como no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe/UEMASUL).

Références

ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.

FREIRE Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz & Terra, 1996.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI. Felix. Mil platôs (Capitalismo e Esquizofrenia). São Paulo:

Editora 34, 1995.

Téléchargements

Publié-e

2025-12-30

Comment citer

Figueiredo, C. A. S., Barroso, B. O., & Mourão, M. A. (2025). DECOLONIZANDO MENTES, SABERES E ENSINO: DIÁLOGOS E RESISTÊNCIA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM. EntreLetras, 16(3), 1–5. https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e20290