A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA CRIANÇA A PARTIR DA IDADE MÉDIA E SUA INFLUÊNCIA NA FORMA DE TRANSCREVER OS CONTOS MARAVILHOSOS DA ORALIDADE PARA A ESCRITA
Mots-clés :
criança, sentimento da infância, contos maravilhososRésumé
Este trabalho tem por objetivo apresentar a concepção social da infância na Idade Média e o início da construção e valorização do sentimento em relação ao período da infância na idade contemporânea. Também será discutido o impacto que esse novo sentimento em relação à infância provocou nas transcrições dos contos infantis da oralidade para a escrita. Este estudo é de ordem bibliográfica. Para isso, adotou-se como aporte teórico estudos dos teóricos Philippe Ariès (2012), Michele Simonsen (1987), Luiz Mott (1991) e Laura de Mello e Souza (1991), entre outros. Verificou-se que, à medida que a concepção em relação aos sentimentos sociais da criança foi se alterando no decorrer dos tempos, também ocorreram transformações significativas no modo de apresentar os contos maravilhosos ao público infantil. Pode-se dizer que tais transformações se deram com o intuito de disseminar os valores da sociedade vigente em relação aos sentimentos da infância.
Téléchargements
Références
ARIÈS, Philippe, 1914-1984. História Social da Criança e da Família. Trad. Dora Flaksman. 2. ed. [reimpr.]. Rio de Janeiro: LCT, 2012
BRASIL. Constituição Federal da República Federativa do Brasil. Texto promulgado em 05 de outubro de 1988. Senado Federal, 2010.
CARMO, Andréia Nascimento. MELIAN, Valdivina Telia Rosa de. MEDEIROS, Valéria da Silva. Cinderela na Vitrine de Cristal. In: BIEGING, Patrícia; AQUINO, Victor (Orgs). Consumo: imaginário, estratégia e experiência. São Paulo: Pimenta Cultural, 2015, p. 102-117.
FERREIRA, Maria Clotilde Rossetti (Org.). Os fazeres na educação infantil. São Paulo: Cortez, 2000.
GRIMM, Jakob e Wilhelm. Contos dos irmãos Grimm. Trad. Estés, Clarissa Pinkola. 1. Ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.
MAGALHÃES, Ligia Cademartori. História infantil e pedagogia. In: ZILBERMAN, Regina. MAGALHÃES, Ligia Cademartori. Literatura infantil: autoritarismo e emancipação. 3 ed. São Paulo, Editora Ática, 1987, p. 41-60.
MELLO e SOUZA, Laura. O Senado da Câmera e as Crianças Expostas. In: DEL PRIORE, Mary (org). História da Criança no Brasil. São Paulo: Contexto, 1991.
MOTT, Luiz. Pedofilia e Pederastia no Brasil Antigo. In: DEL PRIORE, Mary (org). História da Criança no Brasil. São Paulo: Contexto, 1991.
SIMONSEN, Michèle, 1984. O conto popular. Trad. Luis Claudio de Castro e Costa. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.