A LEITURA EM UM CONTEXTO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM CONVITE À REFLEXÃO
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p480Résumé
O objetivo desta pesquisa é investigar as crenças acerca da leitura e das atividades de leitura em aulas de língua portuguesa, apresentadas por uma professora de uma escola da rede pública do ensino fundamental I, bem como promover uma discussão sobre os procedimentos do professor no que diz respeito ao trabalho com a leitura e as suas implicações para o processo de formação dos alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico (ERICKSON, 1986; ANDRÉ, 2000), que apresenta como referencial teórico as pesquisas sobre crenças (BARCELOS, 2006; SILVA 2007), leitura e ensino (SOLÉ, 1998; KLEIMAN, 2001; SAVELI, 2003; SOARES, 2004) e formação reflexiva do professor (PIMENTA; GHEDIN, 2002 e ZEICHNER, 2008).
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.