CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO ESCRITA EM COMANDOS DO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n1p90Résumé
Este trabalho objetiva analisar as condições de produção presentes em comandos de escrita de livro didático de Língua Portuguesa do 6° ano, refletindo sobre o modo como podem interferir na escrita do aluno. Analisam-se os comandos, segundo as condições: (a) Se tenha o que dizer; (b) Se tenha uma razão para dizer; (c) Se tenha para quem dizer; (d) O locutor se constitua como tal, enquanto sujeito; (e) Se escolham as estratégias para realizar (a), (b), (c) e (d). Os resultados demonstram que as condições (a) e (e) são as mais recorrentes, enquanto (d) está presente em um único comando. Embora as condições de produção contribuam no direcionamento da escrita, possibilitando ao estudante se constituir como escritor de seus textos, em nenhum comando todas elas foram contempladas. Com isso, o aluno não sabe porque escreve e/ou para quem escreve, elaborando textos apenas para a escola.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.