EXPERIÊNCIA, AUTORIDADE E CONSCIÊNCIA CRÍTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GRADUAÇÃO EM LETRAS/LITERATURA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p481

Mots-clés :

professor, literatura, experiência, autoridade, consciência crítica

Résumé

Educar é produzir e estimular o amadurecimento da consciência crítica do sujeito, um ato de/em pensamento. Pensar é ser capaz de desenvolver e de explicitar nossas experiências formais e informais. Hoje, além da pobreza dessas experiências, há também o empobrecimento do repertório literário, imagético, cultural e linguístico do sujeito. No entanto, a referência a esse empobrecimento não exclui os produtos da indústria cultural de uma visada crítica, nem de sua leitura; é preciso incluí-los como partícipes de uma tradição/traição. Nos cursos de graduação em Letras, os professores de literatura deveríamos mostrar a ruptura entre o que segue no ensino universitário e o que está posto no cotidiano dos sujeitos e na educação básica. Para isso, é preciso pensar conceitual e relacionalmente três categorias: experiência, autoridade e consciência crítica, perpassadas pelo texto literário como expressão estética.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Rosana Cristina Zanelatto Santos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Possui Graduação em Letras/Câmpus de Araraquara pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1995), Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1999) e Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Brasília (2017). Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Brasileira, Teoria da Literatura, Ficção e História, Violência e Horror. Presidente da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa/ABRAPLIP (2012-2013). Conselheira da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Su/FUNDECT (2 mandatos: 2009-2012 e 2013-2016). Atual Vice-Presidente do Conselho Curador da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC). Bolsista de Produtividade em Pesquisa/CNPq (nível 2).

Références

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Trad. Alfredo Bosi e Ivone Castilho Benedetti. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

ADORNO, Theodor W. Educação – para quê? In: _______. Educação e emancipação. Trad. Wolgang Leo Maar. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006. p. 139-168.

ARENDT, Hannah. Que é autoridade? In: _______. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. Barbosa de Andrade. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1992. p. 127-187.

BAJOUR, Cecilia. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. Trad. Alexandre Morales. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: ________. Magia e técnica, arte política. Trad. Sergio Paulo Rouanet. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986. p. 114- 119.

CASTELLO, Luis A.; MÁRSICO, Claudia T. Oculto nas palavras: dicionário etimológico para ensinar e aprender. Trad. Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. Rio de Janeiro: Pallas; Fundação Biblioteca Nacional, 2016.

GRANDE DICIONÁRIO. Língua Portuguesa. Acordo Ortográfico. Porto: Porto Ed., 2010.

KAFKA, Franz. A metamorfose. Trad. Modesto Carone. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação - Episódios de racismo cotidiano. Trad. Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

MATOS, Ricardo Hage de. Estética. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Dicionário em construção: interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001. p. 55-58.

ROCHA LIMA, Carlos Henrique da. Gramática normativa da língua portuguesa. 21. ed. Rio de Janeiro, José Olympio, 1980.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

SOUKI, Nádia. Da crise da autoridade ao mundo invertido. In: MORAES, Eduardo Jardim de; BIGNOTTO, Newton (Orgs.). Hannah Arendt: diálogos, reflexões, memórias. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001. p. 124-135. (Humanitas).

Téléchargements

Publié-e

2019-11-17

Comment citer

Santos, R. C. Z. (2019). EXPERIÊNCIA, AUTORIDADE E CONSCIÊNCIA CRÍTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GRADUAÇÃO EM LETRAS/LITERATURA. EntreLetras, 10(2), 481–493. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p481