SENTIDOS (RE) CONSTRUÍDOS NA LEITURA DE CLARICE LISPECTOR EM UMA AULA SOBRE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-LEITOR-MEDIADOR
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p273-297Mots-clés :
letramentos literários, mediação, formação do professor-leitorRésumé
Analisamos um evento de letramento em um curso de Pedagogia. Interessamo-nos pelos sentidos produzidos durante um dos momentos da disciplina sobre letramentos literários que objetivou a formação do professor leitor, com base na premissa de que o hábito da leitura favorece a mediação na construção desse letramento. Para fins de registro, utilizamo-nos de gravações em áudio e anotações em diário de campo. As interações foram analisadas a partir dos preceitos de dialogismo e construção de sentidos de Bakhtin ([1929] 2006; [1970-71] 2017) e evidenciaram uma vasta gama de interpretações polifônicas nas práticas sociais dos estudantes.
Téléchargements
Références
BAKHTIN, Mikhail (Volochinov). Marxismo e Filosofia da Linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Vieira. São Paulo: Hucitec, 12ª ED. 2006 [1929].
BAKHTIN, Mikhail. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 1ª ED. 2017 [1970-71].
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2010.
BARTON, David; HAMILTON, Mary. Local Literacies. Reading and Writing in one Community. London/New York: Routledge, 1998.
CÂNDIDO, Antônio. O direito à literatura. Vários escritos. 3.ed. São Paulo: Duas cidades, 1995.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
HEATH, Shirley Brice. What No Bedtime Story Means: Narrative Skills at Home and School. Language in Society, Vol. 11, No. 1, pp. 49-76. 1982.
MACEDO, Maria do Socorro A. N. Leitura e Letramento Literário: questões sobre os processos de escolarização. In: MACEDO, Maria do Socorro A. N. & GONTIJO, Cláudia M. M (orgs). Políticas e práticas de alfabetização. Recife: UFPE, 2017.
MOTA, Eliane C.; SCORZONI, Marilia F.; ALSEMI, André L. Projeto de extensão “Clube de Leitura nas Escolas”: uma experiência pautada no letramento literário. Revista Iluminart. IFSP: ano XI, n. 17, 2019.
PAULINO, Graça.Letramento Literário: cânones estéticos e cânones escolares. Caxambu-MG: ANPED. Texto encomendado: GT 10 - Alfabetização Leitura e Escrita. Texto eletrônico, 17 p. 1999.
PAULINO, Graça. Formação de leitores: a questão dos cânones literários. Revista Portuguesa de Educação, Universidade do Minho Braga, Portugal, vol. 17, núm. 1, 2004, pp. 47-62.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins et al (Orgs.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
STREET, Brian. Culture is a verb. In D. Graddol, L. Thompson, & M. Byram (eds.) Language and Culture. Clevedon: Multilingual Matters. 1993.
STREET, Brian. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University. Press, 1984.
STREET, Brian. Os Novos Estudos sobre o Letramento: histórico e perspectivas. In: MARINHO, Marildes; CARVALHO, Gilcinei Teodoro (orgs). Cultura Escrita e Letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010, p. 33-53.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.