ENTRE A CANÇÃO POPULAR E A LITERÁRIA

EU CANTO E MOTIVO

Auteurs-es

  • Carolina Camargo Soares Figueiredo Universidade Federal de São Paulo
  • Pedro Marques Universidade Federal de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p399-410

Mots-clés :

canção literária, canção popular, Cecília Meireles, Raimundo Fagner

Résumé

Este artigo pretende observar algumas confluências entre a canção popular e a canção literária, mediante a análise e comparação do poema “Motivo” (1939), de Cecília Meireles, e sua adaptação para a canção “Eu Canto” (1978), por Raimundo Fagner. A proposta é refletir sobre os elementos necessários para que um poema, originalmente literário, seja musicado e soe como canção popular. Além disso, também será abordado o tema da metapoesia, seus impactos na leitura do poema e na audição da canção.

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Biographie de l'auteur-e

Pedro Marques, Universidade Federal de São Paulo

Professor Doutor de Literatura Brasileira da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). E-mail: pedro_marques77@hotmail.com.

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Publié-e

2021-03-06

Comment citer

Figueiredo, C. C. S., & Marques, P. (2021). ENTRE A CANÇÃO POPULAR E A LITERÁRIA: EU CANTO E MOTIVO. EntreLetras, 11(3), 399–410. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p399-410

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