GÊNERO, RAÇA E REPRESENTAÇÃO: INTERSECÇÕES POSSÍVEIS NA OBRA DE YVONNE VERA
Résumé
Este artigo pretende defender a possibilidade da abordagem literária pela perspectivados estudos de gênero em sua associação com a questão racial, com vistas ao estudo da literaturade escritoras negras, excluídas do cânone literário. Para tanto, exploramos a biografia, as obrascríticas e literárias da escritora zimbabuense Yvonne Vera como exemplo de uma escritafeminina negra contemporânea. Além disso, aspectos dos escritos e da escritura de Vera sãocotejados com aqueles da escritora afro-americana Alice Walker, ambos representativos de umaimaginação literária negra, cujos escritos vêem abrindo espaços no sistema literário paraexpressão de suas individualidades. Por fim, aludimos à relevância dos estudos de tradução paraexpressão e aproximação de culturas africanas, afro-americanas e afro-brasileiras.Téléchargements
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.