MEMÓRIA E CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO QUE VIVE NA REGIÃO DO PANTANAL: ATIVIDADE E EDUCAÇÃO EM MEMORIALISTAS PANTANEIROS
Résumé
Este estudo baseia-se na análise de três obras memorialistas – Memória pantaneira, de Augusto César Proença; Pantanal pioneiros, de Abílio Leite de Barros, e Taboco – 150 anos: Balaio de Recordações, de Renato Alves Ribeiro – que versam acerca da ocupação da região do Pantanal. Das obras selecionadas foram retirados excertos a partir dos quais busca-se revelar o sujeito que se constitui como pantaneiro pela apropriação da cultura por meio da qual ocorre o processo de aprendizagem e desenvolvimento. Para a análise proposta, elegeu-se como aporte teórico central a perspectiva histórico-cultural de Vigotski e seus colaboradores que abordam a constituição do sujeito e a evolução de seus processos psíquicos superiores desenvolvidos dentro das relações sociais as quais propiciam a apropriação dos produtos culturais, tanto materiais quanto intelectuais, que são responsáveis pelo desenvolvimento de um sujeito histórico e concreto, localizado na história social humana. Recorreu-se, para tal, aos estudos acerca da memória como possibilidade de compreensão das relações estabelecidas entre o sujeito e o grupo social a que este pertence, uma vez que as lembranças e as testemunhas participam de sua construção identitária. Evidenciou-se que as evocações expressas nas memórias daqueles que participaram do processo de formação da região do Pantanal configura-se como uma viabilidade para desvelar um homem regional que também é universal e uma concepção de sujeito que apresenta características forjadas a partir de sua atividade num espaço adverso permeado por relações sociais inter-relacionadas no tempo e no espaço histórico em que ele vive.Téléchargements
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