SUJEITO, LINGUAGEM E ESCRITA
Résumé
À luz do entremeio da Linguística Aplicada com a Análise do Discurso de linha francesa, este artigo visa discutir a relação sujeito/linguagem e prática da escrita, a partir da análise de duas dissertações de candidatos a um exame de vestibular. Apresentamos, primeiramente, alguns trabalhos que, apesar de estarem inscritos em diferentes lugares teórico-metodológicos, têm em comum o fato de apontarem a homogeneização do ensino escolar da escrita. Em seguida, tecemos algumas considerações sobre as implicações de se adotar a escrita como prática significativa de linguagem. E, finalmente, discutimos nosso gesto interpretativo de análise das dissertações, a fim de problematizar a forma como os sujeitos significam o tema proposto no exame, provocando a emergência ou o apagamento de sua constituição subjetiva.Téléchargements
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.