LITERATURA E ARTES VISUAIS: UMA ANÁLISE DA OBRA FAREWELL DE DRUMMOND
Résumé
Carlos Drummond de Andrade, em Farewell - a arte em exposição, livro lançado postumamente, registra 32 poemas sobre obras de 27 pintores e escultores, desde o Renascimento até Tiradentes (Cândido Portinari). O objetivo deste trabalho é explorar a obra Farewell – a arte em exposição, sob o ponto de vista da hermenêutica e da modernidade, entrelaçando as teorias de Paz, Benjamin, Derrida, Valéry, Borges, Hegel, Tezza, Adorno, dentre outros. Escolheu-se 10 das 32 poesias que integram o livro. Elas abrangem 7 movimentos artísticos e literários que começam em 1862 /1863, com Almoço na Relva (Manet), e vão até a Neoplasticista de Mondrian. Farewell tem as características de muitas poesias modernas, dentre elas, certo esvaziamento estético, como ausência de rima, ritmos e pontuação, poemas curtos, escrita concisa, objetiva e muitos versos prosaicos. Oito das dez poesias analisadas possuem o mesmo tema: o esvaziamento do ser humano, o estilhaçamento diante dos tempos modernos, a busca de si e o isolamento causado pela tecnologiaTéléchargements
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.