LITERATURA E ENSINO
UMA REFLEXÃO A PARTIR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p259-272Résumé
O artigo tem por objetivo refletir sobre a formação do professor de literatura no âmbito dos cursos de licenciatura em Letras. Tal reflexão resulta de uma pesquisa realizada nos anos de 2018 e 2019 com acadêmicos do curso de Letras de duas universidades do estado de Santa Catarina. A pesquisa, de caráter exploratório, realizou-se com o auxílio de alguns instrumentos como questionário, caderno de registro e atividades de docência realizadas pelos alunos no âmbito das universidades. Os resultados mostraram, até o momento, que as universidades precisam considerar a importância de uma formação mais específica para o professor de literatura.
Téléchargements
Références
BAKTIN, Mikhail. [Volochínov]. Marxismo e filosofia da linguagem. 5. Ed. São Paulo: Hicitec, 1990.
BRASIL. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional .Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 10. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.
FREITAS, Helena Costa Lopes de. A (nova) política de formação de professores: a prioridade postergarda. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 1203-1230, out. 2007.
GERALDI, João Wanderlei. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro&João Editores, 2010.
_______. Portos de Passagem. 4ª edição. São Paulo: Martins Fontes: 1997.
_______. O texto na sala de aula. Cascavel: Assoeste, 1984.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10 ed. Rev. e Amp. São Paulo: Cortez, 2012.
MELO, Maria Teresa Leitão de. Programas Oficiais para Formação dos Professores da Educação Básica In: Educação & Sociedade, ano XX, nº 68, Dezembro/99.
OLIVEIRA, Gabriela Rodella. O professor de português e a literatura: relações entre formação, hábitos de leitura e prática de ensino. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Educação (USP), São Paulo, 2008.
SHIROMA, Eneida Oto; MORAES, Maria Célia M.; EVANGELISTA, Olinda. Política educacional. 3ª edição.Rio de Janeiro: DP&A, 2004. ZILBERMAN, Regina. Que literatura para a escola? Que escola para a literatura?.In: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. V.5, n.1, p. 9 – 20, jan/jun, 2009.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.