ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DA PARAÍBA
(DES)CONTINUIDADES CONCEITUAIS DO EIXO ORALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n1p266-290Palavras-chave:
Base Nacional Comum Curricular, Proposta Curricular do Estado da Paraíba, oralidade, transposição didática, objeto de ensinoResumo
Este artigo tem como foco analisar as (des)continuidades conceituais das práticas de linguagem orais no ensino fundamental, entre a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018) e a Proposta Curricular do Estado da Paraíba – PCEP (PARAÍBA, 2018). Trata-se de uma pesquisa situada no campo transdisciplinar da Linguística Aplicada, ancorando-se teoricamente nas relações entre os estudos de currículo, de transposição didática e de oralidade. Os resultados apontam para continuidades teóricas entre os documentos, com o foco nas práticas orais aliadas às multissemioses e maior recorrência no campo jornalístico-midiático. Como descontinuidades, destaca-se a ausência do campo artístico-literário nas práticas orais para o 8º e 9º anos na BNCC e a presença na PCEP, que mobiliza todos os quatro campos.
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