ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DA PARAÍBA

(DES)CONTINUIDADES CONCEITUAIS DO EIXO ORALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n1p266-290

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Proposta Curricular do Estado da Paraíba, oralidade, transposição didática, objeto de ensino

Resumo

Este artigo tem como foco analisar as (des)continuidades conceituais das práticas de linguagem orais no ensino fundamental, entre a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018) e a Proposta Curricular do Estado da Paraíba – PCEP (PARAÍBA, 2018). Trata-se de uma pesquisa situada no campo transdisciplinar da Linguística Aplicada, ancorando-se teoricamente nas relações entre os estudos de currículo, de transposição didática e de oralidade. Os resultados apontam para continuidades teóricas entre os documentos, com o foco nas práticas orais aliadas às multissemioses e maior recorrência no campo jornalístico-midiático. Como descontinuidades, destaca-se a ausência do campo artístico-literário nas práticas orais para o 8º e 9º anos na BNCC e a presença na PCEP, que mobiliza todos os quatro campos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Lino de Araújo, UFCG

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora titular do curso de Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). E-mail: denise.lino@professor.ufcg.edu.br. ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-5426-340X.

Referências

BRANCO, E. P. et al. Reformas educacionais relevantes para o cenário atual. In: A implantação da Base Nacional Comum Curricular no contexto das políticas neoliberais. Curitiba: Appris, 2018.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

CALVET, L. J. Tradição oral e tradição escrita. Trad. Waldemar Ferreira Neto, Maressa de Freitas Vieira. (Série na ponta da língua, 22). São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

CARVALHO, R. S.; FERRAREZI JR, C. Oralidade na educação básica: o que saber, como ensinar. São Paulo: Parábola, 2018.

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008.p. 295-316.

CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique, 1991.

CHEVALLARD, Y. Sobre a teoria da transposição didática: algumas considerações introdutórias. Revista de educação, ciências e matemática, v.3, n.2, mai/ago, 2013.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Cortez, 2000.

FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L.; AQUINO, Z. G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. 4. Ed. São Paulo: Cortez, 2002.

GONÇALVES, A. C.; BATISTA, J. F. A oralidade em sala de aula: reflexões sobre o trabalho com gêneros orais presentes em materiais didáticos do ensino fundamental. Letras, Santa Maria, n. 01, p. 261-283. 2020.

LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P.; LIMA, J. M. A oralidade como objeto de ensino na escola: o que sugerem os livros didáticos? In: LEAL, T. F.; GOIS, S. (Orgs.). A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

LINO DE ARAÚJO, D. et al. A BNCC de ensino fundamental – Anos Finais e a proposta para o componente língua portuguesa: um documento caleidoscópico. Currículo & Docência, Caruaru, v. 2, n. 2, p. 46-65. 2020.

MACEDO, R. S. Currículo, campo, conceito e pesquisa. Petrópolis: Pontes, 2012.

MARANDINO, M. Transposição didática ou recontextualização? Sobre a produção de saberes na educação em museus de ciências. Revista Brasileira de Educação. maio/jun./ago, n.26, p. 95-183. 2004.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI et al. Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

MOITA LOPES, L. P. (Org.). Linguística aplicada na modernidade recente: festscrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013.

MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v.22, n. 37, p.7-32, 1999.

MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 2008.

MOURA, M. S. S.; GIANNELLA, V. A arte de escutar: nuances de um campo de práticas e de conhecimento. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 6, n. 1, p. 9–24. 2016.

PAIVA, V. L. M. O. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019.

PARAÍBA. Proposta Curricular do Estado da Paraíba: Educação Infantil e Ensino Fundamental. João Pessoa: Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, 2018.

PARAÍSO, M. A. Pesquisas sobre Currículos e Culturas: temas, embates, problemas e possibilidades. Curitiba: CRV, 2010.

PETITJEAN, A. Importância e limites da noção de transposição didática para o ensino do francês. [Tradução de: Ana Paula Guedes e Zélia Anita Viviani]. Fórum Linguístico, v. 5, n. 2, p. 83-116, Florianópolis, jul./dez. 2008.

SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, Ano I, n. I, jul. 2009.

VILLARTA-NEDER, M. A.; FERREIRA, H. M. O podcast como gênero discursivo: oralidade e multissemiose aquém e além da sala de aula. Letras, [S. l.], p. 35–56. 2020.

Downloads

Publicado

2023-05-18

Como Citar

do Nascimento, A. N., & Araújo, D. L. de. (2023). ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DA PARAÍBA: (DES)CONTINUIDADES CONCEITUAIS DO EIXO ORALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL. EntreLetras, 14(1), 266–290. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n1p266-290