NORMATIVIDADE E NORMALIDADE: CONCEITOS PRESENTES NA GRAMÁTICA PEDAGÓGICA DE MARCOS BAGNO
Palavras-chave:
normatividade, normalidade, gramática pedagógicaResumo
As gramáticas pedagógicas começaram a ser publicadas a partir dos anos 2000, fruto das pesquisas na área da linguística que visam a compreensão e a apresentação dos usos da língua portuguesa brasileira. Ao apresentar uma obra que trabalha de forma comparativa o Vernáculo Geral Brasileiro com a Tradição Gramatical, o autor Marcos Bagno, consequentemente terá em sua obra de descrição gramatical, exemplos e explicações sobre o uso da língua portuguesa que seguem tanto a perspectiva da normatividade quanto da normalidade na língua. O estudo aqui apresentado é um recorte de uma dissertação que está em andamento, na qual estamos fazendo uma análise comparativa do uso dos pronomes demonstrativos este e esse nas gramáticas normativas e pedagógicas com vista a contribuições no ensino da língua materna. Autores como: Neves (2012, 2014), Bagno (2012), Bechara (2014), Antunes (2007, 2014) e os teóricos que tratam sobre normatividade e normalidade, serão o aporte teórico para essa discussão.
Downloads
Referências
ANTUNES, Irandé. Gramática contextualizada: limpando o pó das ideias simples. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
BAGNO, Marcos. Gramática Pedagógica do Português Brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
MARIANTE, Maria Alvina Pereira. A Ordem da Língua: um estudo sobre a gramática e o ensino da língua [manuscrito]. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
NEVES, Maria Helena de Moura. A gramática passada a limpo: conceitos, análise e parâmetros. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
NEVES, Maria Helena de Moura; GALVÃO, Vânia Cristina Casseb (orgs.). Gramáticas contemporâneas do português: com a palavras os autores BECHARA, Evanildo ...[et. al,.]. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 10ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.