O PAPEL DO INTELECTUAL NA PRODUÇÃO DRAMATÚRGICA DE DIAS GOMES: UMA ANÁLISE DA OBRA O PAGADOR DE PROMESSAS
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar o papel do intelectual, no caso do dramaturgo como Dias Gomes e sua atividade como intelectual na sociedade brasileira, a partir de pensadores como A. Gramsci, J. P. Sartre e E. Said. A obra a ser analisada é O Pagador de Promessas e busca compreender como Dias Gomes se insere como um intelectual orgânico e um crítico da do Brasil e como também consegue navegar entre a linguagem teatro e os suportes comunicacionais, como o rádio e a televisão. Na sua atividade como intelectual, Dias Gomes conseguiu um espaço importante na produção cultural brasileira, mas também sofreu críticas por se inserir na produção televisiva. Este trabalho, portanto, procurará entender as tensões presentes na sua ação como dramaturgo e também como intelectual.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.