DOIS CAMINHOS, VÁRIAS CHEGADAS

RELATOS DE LEITURA LITERÁRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Maria Inês Batista Campos
  • Luciana Taraborelli
  • Viviane Mendes Leite Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p379-398

Resumo

Este artigo apresenta duas propostas de leitura do texto literário com foco na formação leitora crítica do estudante de escola pública do ensino fundamental - anos finais. As propostas fizeram parte de pesquisas realizadas no Mestrado Profissional em Rede Nacional da Universidade de São Paulo. A fundamentação teórica baseia-se no conceito bakhtinano de gênero (2003; 2017), no direito à Literatura, Candido (2013); no letramento literário, Cosson (2018). A leitura de diferentes capas do livro A Ilha do Tesouro, de Stevenson, adaptada em quadrinhos; e a leitura e escrita de poemas mostram a importância Literatura na formação leitora discente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, Vera Teixeira De. O verbal e o não verbal. São Paulo: UNESP, 2004.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p.261-306.

BAZERMAN, Charles. Gênero, Agência e Escrita. São Paulo, Cortez, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Secretaria de Educação Básica. Guia PNLD Literário - PNLD 2018 literário. Brasília: MEC/SEB, 2018. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/pnld/guia-do-livro-didatico/item/12103-guia-pnld-literario-2018. Acesso em: 02-06-2020.

CANDIDO, Antonio. O direito à Literatura In: Vários Escritos. Rio de Janeiro/ São Paulo: Ouro sobre Azul/Duas Cidades, 2013, p.171-193.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2018.

DOLZ, Joaquim.; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEWLY, Bernard. Sequências Didáticas para o oral e a escrita: Apresentação de um procedimento. In DOLZ, J. SCHNEWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004, p.81-108.

FARACO, Carlos A. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parabola Editorial, 2009.

GUIMARÃES, Elisa. Linguagem Literária. In: HUBNER, R et allii. Diário de classe 3 Língua Portuguesa. São Paulo: FDE SEESP 1994. P.77-83.

JOLIBERT, Josette. e colaboradores. Formando Crianças produtoras de textos. Trad. Walkiria M. F. Settineri, Bruno C. Magne. Porto Alegre: Artmed, 1994. volume II.

KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. 9.ed. Campinas: Pontes, 2002.

MOYA, Álvaro de. Shazam!. 3.ed. São Paulo: Perspectiva, 1977.

PERRONE-MOISÉS, L. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Trad. Celina Olga de Souza. São Paulo: Ed. 34, 2009.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017.

ZILBERMAN, Regina. “O papel da literatura na escola”. In: Atlântica: Publicação da Área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, nº 14. São Paulo: 2008.

Versões A Ilha do Tesouro:

STEVENSON, Robert Louis. A ilha do tesouro. Adaptação de Andrew Harrar. Trad. Cassius Medauar. São Paulo: Farol Literário, 2010.

______ Adaptação: Fiona Macdonald. Trad. Ana Paula Corradini. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

______ Adaptação: David Chauvel. Trad. Luciano V. Machado. São Paulo: Salamandra, 2011.

______ Adaptação: Manoel Pace. Trad. Fernando Scheibe e Diego Cervelin. São Paulo: Nemo, 2013.

______ Adaptação: Christophe Lemoine. Trad. Alexandre Boide. São Paulo: Del Prado, 2014.

Downloads

Publicado

2021-03-07

Como Citar

Batista Campos, M. I. ., Taraborelli, L. ., & Mendes Leite, V. (2021). DOIS CAMINHOS, VÁRIAS CHEGADAS: RELATOS DE LEITURA LITERÁRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. EntreLetras, 11(3), 379–398. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p379-398