Consciência negra e Pedagogia Decolonial

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DOI:

https://doi.org/10.20873/vol12n1pp187-203

Resumo

Este artigo constitui-se em uma reflexão sobre uma proposta pedagógica desenvolvida em uma escola pública da baixada fluminense, cujo objetivo principal é colocar em destaque histórias e culturas africanas e afro-brasileiras. O projeto escolar em análise almeja o enfrentamento às diversas formas de preconceito racial, assim como o reconhecimento de protagonismos negros em diversas temporalidades. Pensando no contexto político atual e do recrudescimento de pensamentos conservadores e anticientíficos, cabe dialogar mais intensamente com os estudantes sobre os chamados “temas sensíveis”, no que se inclui o racismo estrutural brasileiro e a necessidade premente de sua superação. Neste contexto, o ensino da história apresenta-se como estratégico na luta pela educação democrática e decolonial.    

Biografia do Autor

Caroline Moreira Vieira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

 

 

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Doutora em História Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora de História na Educação Básica da Fundação de Amparo ao Ensino Técnico (FAETEC/RJ). E-mail: carolinemvieira.prof@gmail.com. ORCID: 0000-0002-3431-6551

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Publicado

2020-05-19

Como Citar

Moreira Vieira, C. (2020). Consciência negra e Pedagogia Decolonial. Revista Escritas, 12(1), 187–203. https://doi.org/10.20873/vol12n1pp187-203