O LUGAR DO ENSINO DE HISTÓRIA NO ESPAÇO ACADÊMICO: OS DESAFIOS DE UMA ÁREA DE FRONTEIRA

Autores

  • Norma Lucia da Silva

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol4n1pp%25p

Resumo

Este artigo analisa o distanciamento existente entre a produção acadêmica e o ensino de história, buscando-se refletir sobre as razões pelas quais os temas ligados à educação em geral e ao ensino de história, em particular, não têm estado no foco das atenções dos profissionais da história e, por conseguinte, dos programas de pós-graduação em história, sendo mais recorrentes na área de educação. Um problema antigo, mas que merece ser refletido, por se tratar de uma situação ambígua uma vez que a maior parte dos cursos de graduação em história no país é de licenciatura. Foram utilizados dados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP) e do banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que nos permitiram observar que, apesar de haver um movimento de aproximação entre os campos da História e da Educação, os estudos sobre ensino de história ainda são majoritariamente realizados nos programas de pós-graduação em Educação.

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Como Citar

da Silva, N. L. (2015). O LUGAR DO ENSINO DE HISTÓRIA NO ESPAÇO ACADÊMICO: OS DESAFIOS DE UMA ÁREA DE FRONTEIRA. Revista Escritas, 4(1). https://doi.org/10.20873/vol4n1pp%p