O USO DO CINEMA NO ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTAS RECORRENTES, DIMENSÕES TEÓRICAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA

Autores

  • Éder Cristiano de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol4n1pp%25p

Palavras-chave:

Cinema, filmes históricos, didática da História, educação histórica, ensino de História.

Resumo

As questões teórico-metodológicas relacionadas ao ensino de História vêm se renovando a partir das contribuições da educação histórica, uma campo de estudos que estabelece um fértil diálogo com pesquisadores em nível internacional, a partir das teorias da consciência histórica e da cognição histórica situada. Neste artigo é apresentado um levantamento das principais propostas de trabalho com filmes em aulas de História e realizada uma análise dessa produção, a partir das perspectivas apresentadas pelo campo teórico-metodológico acima referido. Portanto, espera-se com isso evidenciar questões teóricas e caminhos de investigação em aberto com relação às reflexões sobre a relação entre cinema, conhecimento histórico e ensino de História.     

Downloads

Como Citar

Sousa, Éder C. de. (2015). O USO DO CINEMA NO ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTAS RECORRENTES, DIMENSÕES TEÓRICAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA. Revista Escritas, 4(1). https://doi.org/10.20873/vol4n1pp%p