Instituições educativas presbiterianas: estudo bibliométrico sobre a produção no Brasil, a partir dos catálogos da Capes e da BDTD

Autores

  • Jerse Vidal Pereira Universidade Federal do Tocantins
  • Jocyleia Santana dos Santos Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Este estudo se insere no campo das instituições educativas e teve como objetivo realizar um mapeamento da produção acadêmica sobre as instituições confessionais no Brasil por meio da técnica da bibliometria. Buscou-se, por meio da utilização do catálogo de teses e dissertações da Capes e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a identificação de indicadores da produção nos níveis de mestrado e doutorado no Brasil sobre as instituições educativas confessionais, com destaque para as instituições confessionais presbiterianas. A análise dos dados levantados evidencia por um lado, a centralidade da produção na região sul e sudeste e, por outro, o caráter incipiente da produção neste campo de estudo e, portanto, a necessidade de investigação da realidade e história dessas instituições, haja vista ser necessário conhecer a forma como estas instituições se organizam, suas práticas pedagógicas, bem como a cultura produzida em seus cotidianos.

Biografia do Autor

Jocyleia Santana dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Pós-doutorado em Educação/UEPA. Doutora em História/UFPE. Mestre em História/UFPE. Coordenadora do Polo Tocantins do Doutorado em Educação na Amazônia - Rede EDUCANORTE/PGDEA. Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Educação- PPGE/UFT. Coordenadora Local do Procad/Amazônia e Pesquisadora do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia: UEPA, UFRN e UFT (Procad/2018). Professora Associada IV da UFT. Líder de grupo de pesquisa História, Historiografia, Fontes de Pesquisa em Educação (HHFPE) pelo CNPq(2004).

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Publicado

2024-12-28

Como Citar

Vidal Pereira, J., & Santana dos Santos, J. (2024). Instituições educativas presbiterianas: estudo bibliométrico sobre a produção no Brasil, a partir dos catálogos da Capes e da BDTD. Revista Escritas, 16(1), 167–182. Recuperado de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/escritas/article/view/17836

Edição

Seção

Seção Livre