Instituições educativas presbiterianas: estudo bibliométrico sobre a produção no Brasil, a partir dos catálogos da Capes e da BDTD
DOI:
https://doi.org/10.70860/vol16n1pp167-182Resumo
Este estudo se insere no campo das instituições educativas e teve como objetivo realizar um mapeamento da produção acadêmica sobre as instituições confessionais no Brasil por meio da técnica da bibliometria. Buscou-se, por meio da utilização do catálogo de teses e dissertações da Capes e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a identificação de indicadores da produção nos níveis de mestrado e doutorado no Brasil sobre as instituições educativas confessionais, com destaque para as instituições confessionais presbiterianas. A análise dos dados levantados evidencia por um lado, a centralidade da produção na região sul e sudeste e, por outro, o caráter incipiente da produção neste campo de estudo e, portanto, a necessidade de investigação da realidade e história dessas instituições, haja vista ser necessário conhecer a forma como estas instituições se organizam, suas práticas pedagógicas, bem como a cultura produzida em seus cotidianos.
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Copyright (c) 2024 Jerse Vidal Pereira, Jocyleia Santana dos Santos
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