Refletindo sobre o Ensino de História e do desenvolvimento da cidadania: desafios e possibilidades.
Resumo
O presente manuscrito examina criticamente a interseção entre a educação histórica e a formação cidadã, destacando desafios contemporâneos e propondo abordagens inovadoras. A pesquisa realiza uma contextualização histórica da evolução do ensino de História, identificando desafios como a polarização, a exclusão de narrativas marginalizadas e a pressão por resultados padronizados. Abordagens transformadoras foram propostas, incluindo a interdisciplinaridade, diversidade de perspectivas, uso de tecnologias emergentes e a promoção de habilidades práticas. A integração desses elementos busca não apenas transmitir conhecimento, mas também cultivar cidadãos críticos, reflexivos e engajados. Propostas adicionais incluem a promoção de experiências práticas, ênfase no desenvolvimento de habilidades práticas, aprendizagem colaborativa e avaliação formativa. Ademais, reconhece-se que a implementação efetiva dessas propostas exigirá esforços colaborativos, formação contínua de educadores e avaliação constante. Destaca-se a importância de uma perspectiva internacional, preparando os alunos para uma cidadania global em um mundo interconectado. A conclusão enfatiza a visão de uma educação histórica que não apenas informa, mas transforma, capacitando os alunos a contribuir ativamente para sociedades mais justas e inclusivas. A investigação serve como um chamado à ação, promovendo uma mudança significativa no paradigma educacional para enfrentar os desafios e oportunidades do século XXI.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jenerton Arlan Schütz, Edinaldo Enoque da Silva Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela REVISTA ESCRITAS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.