Currículo e Ensino de História Regional: reflexões sobre do Documento Curricular do Tocantins no ensino médio
Resumo
Neste artigo, propomos algumas reflexões em torno da relação entre o Ensino de História Regional, o currículo e a sala de aula no Ensino Médio. Este trabalho é recorte de uma pesquisa de Dissertação de mestrado intitulada “Ser tocantinense”: Ensino de História Regional e memória histórica da criação do Tocantins (1981-1990), realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PPGEHIS/ProfHistória) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Dessa maneira, utilizamos como fonte documental/escrita o Documento Curricular do Tocantins (DCT), que, em linhas gerais, elucida de maneira ampla e geral as habilidades e objetos de conhecimento pertinentes ao estudo das regionalidades, que majoritariamente parte do viés da macro para a micro-história (ou da História Global e Nacional para a Regional e Local). Utilizamos também como fonte oral às narrativas de percepções dos estudantes de uma turma de 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Anaídes Brito Miranda, em Santa Fé do Araguaia (TO), que evocam a tendência da premissa de que os estudos da História Regional são importantes para suas formações histórica-política-social, mas reconhecem que há ainda uma carência dessa abordagem no Ensino de História, pois os saberes que concerne uma aproximação da realidade onde vivem e de seus sentimentos de pertencimentos são substituídos, por vezes, pelos estudos tradicionais pautadas nos grandes acontecimentos históricos mundiais sobre o passado. Desse modo, essa problemática acentua a percepção de que a História, por vezes, é um componente curricular “descolado” da realidade dos estudantes, resultante da ausência de interesse progressivo pelos estudos e a pesquisa histórica em sala de aula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maicon Douglas Holanda, Olivia Macedo Miranda de Medeiros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela REVISTA ESCRITAS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.