Currículo e Ensino de História Regional: reflexões sobre do Documento Curricular do Tocantins no ensino médio

Autores

  • Maicon Douglas Holanda Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)
  • Olivia Macedo Miranda de Medeiros Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Resumo

Neste artigo, propomos algumas reflexões em torno da relação entre o Ensino de História Regional, o currículo e a sala de aula no Ensino Médio. Este trabalho é recorte de uma pesquisa de Dissertação de mestrado intitulada “Ser tocantinense”: Ensino de História Regional e memória histórica da criação do Tocantins (1981-1990), realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PPGEHIS/ProfHistória) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Dessa maneira, utilizamos como fonte documental/escrita o Documento Curricular do Tocantins (DCT), que, em linhas gerais, elucida de maneira ampla e geral as habilidades e objetos de conhecimento pertinentes ao estudo das regionalidades, que majoritariamente parte do viés da macro para a micro-história (ou da História Global e Nacional para a Regional e Local). Utilizamos também como fonte oral às narrativas de percepções dos estudantes de uma turma de 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Anaídes Brito Miranda, em Santa Fé do Araguaia (TO), que evocam a tendência da premissa de que os estudos da História Regional são importantes para suas formações histórica-política-social, mas reconhecem que há ainda uma carência dessa abordagem no Ensino de História, pois os saberes que concerne uma aproximação da realidade onde vivem e de seus sentimentos de pertencimentos são substituídos, por vezes, pelos estudos tradicionais pautadas nos grandes acontecimentos históricos mundiais sobre o passado. Desse modo, essa problemática acentua a percepção de que a História, por vezes, é um componente curricular “descolado” da realidade dos estudantes, resultante da ausência de interesse progressivo pelos estudos e a pesquisa histórica em sala de aula.

Biografia do Autor

Olivia Macedo Miranda de Medeiros, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutora em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora adjunta da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), atuando no Curso de História, no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCULT) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PPGEHIS/ProfHistória), onde exerce a função de coordenadora. E-mail: olivia.cormineiro@ufnt.edu.br.

Downloads

Publicado

2024-12-28

Como Citar

Holanda, M. D., & Medeiros, O. M. M. de. (2024). Currículo e Ensino de História Regional: reflexões sobre do Documento Curricular do Tocantins no ensino médio. Revista Escritas, 16(1), 112–131. Recuperado de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/escritas/article/view/19234

Edição

Seção

Seção Livre