O uso da descrição narrativa na argumentação doutrinária religiosa: a questão da "biografia" em personagens Bíblicos-Novo Testamento, de Alexander White
Resumo
A descrição narrativa pode exercer uma função argumentativa. Neste artigo, examinamos esse tipo de construção discursiva em "Personagens Bíblicos-Novo Testamento". Na tradução recente para o português, os editores classificaram como "biografias" os capítulos dessa obra, o que sugere um foco narrativo. Contudo, a estrutura de cada capítulo demonstra que as narrações se inserem numa lógica argumentativa e retórica. Assim, o objetivo da pesquisa é analisar discursivamente a(s) função(ões) do procedimento de descrição narrativa nessa obra. Para tanto, realizamos análise retórica prévia. Ademais, analisamos discursivamente a obra a partir do modo de organização enunciativo e argumentativo da Teoria Semiolinguística, de Patrick Charaudeau. Percebemos que o autor do livro – Alexander White – utiliza uma narração subjetiva como argumento na defesa de valores atrelados às concepções protestantes, além de criar um ethos de autoridade, para sugerir uma autenticidade em suas narrativas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 João Vitor Ferreira Rivelli, Rony Petterson Gomes do Vale
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela REVISTA ESCRITAS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.