Ensino de História para a classe trabalhadora: o caso concreto da região dos Lagos/RJ

Autores

  • Sr Universidade Federal Fluminense

Resumo

O presente artigo trata sobre o Ensino de História para a Educação de Jovens e Adultos. O objetivo central é mostrar como a Educação de Jovens e Adultos necessita de uma constante adaptação curricular que leve em conta a configuração própria dos alunos trabalhadores. Para tanto elencamos diversos instrumentos legais, tais como leis e estatutos, bem como a literatura mais atualizada no campo da educação. Dessa forma, em consonância com a orientação pedagógica, nosso objetivo foi relacionar o mundo do trabalho, já conhecido pelos educandos, com a história e os conceitos históricos relativos ao mundo do trabalho e a própria invenção do trabalhismo no Brasil. A junção dos conceitos históricos com a vivência dos estudantes da EJA forma assim, um saber escolar próprio que é evidenciado no artigo que se segue. Por fim, como estudo de caso, abordamos essa realidade em dois municípios da região dos lagos do Rio de Janeiro: Saquarema e Araruama.

Biografia do Autor

Sr, Universidade Federal Fluminense

Doutor em História (UFF) e professora da Educação Básica

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Publicado

2024-12-28

Como Citar

César da Costa, L. (2024). Ensino de História para a classe trabalhadora: o caso concreto da região dos Lagos/RJ. Revista Escritas, 16(1), 92–111. Recuperado de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/escritas/article/view/19525

Edição

Seção

Seção Livre