As Construções das Representações do Tocantins: Pelas Veredas dos Vaqueiros, Tropeiros e Camaradas
Resumo
O antigo sertão goiano abrigou ricas vivências sociais, econômicas e culturais. Entre elas, destacam-se as práticas de vaqueiros, tropeiros e camaradas, muitas vezes marginalizados, mas essenciais na construção das representações do norte goiano, atual Tocantins. Este artigo propõe resgatar essa categoria por meio da literatura regional de Hugo de Carvalho Ramos, Juarez Moreira Filho e Carmo Bernardes, além de relatos de viajantes como o padre Estevão M. Gallais e os médicos Artur Pena e Belisário Neiva. Outras fontes também serão consideradas para ampliar a compreensão desse imaginário histórico. Assim, busca-se revelar os silêncios das margens e o pulsar das vozes esquecidas enredando histórias que se misturam à poeira do chão. Ao atravessar essas linhas, o/a leitor/a encontrará ecos de um passado que ainda molda o presente, um retrato vibrante da força cultural que resiste no Tocantins de hoje.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bredon Husley Rimualdo Rodrigues, Ribeiro, Maria E S R C

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela REVISTA ESCRITAS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.