A memória docente como fonte: a condição feminina nas narrativas de professoras em Santa Fé do Araguaia (TO)
Resumo
Esta pesquisa tem como mote compreender a condição feminina no território do Antigo norte de Goiás até a constituição do estado do Tocantins, bem como narrar as motivações da escolha profissional docente, através da realização de investigação biográficos-narrativas com três professoras aposentadas do município de Santa Fé do Araguaia, que iniciaram suas carreiras nas décadas de 1960, 1970 e 1980. Buscamos compreender os sentidos e os significados da profissão, de acordo com suas práticas, saberes e experiências narradas, para evidenciar suas identidades docentes, calcadas nos depoimentos orais. Quanto às questões teóricos-metodológicas, esta pesquisa insere-se em uma abordagem qualitativa, ancorada na História Oral e diálogos semiestruturados. Como resultados, identificamos os motivos da escolha da atuação docente presentes em suas memórias foi marcada por fatores intrínsecos, como a questão do processo de feminização docente, e extrínsecos, baseada nas dificuldades financeira de suas famílias, mas intensificada também pela falta de políticas públicas, voltadas para a educação no antigo norte de Goiás, especificamente na região do povoado São José, onde hoje é o município de Santa Fé do Araguaia, no norte do estado do Tocantins.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maicon Douglas Holanda

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela REVISTA ESCRITAS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.