A memória docente como fonte: a condição feminina nas narrativas de professoras em Santa Fé do Araguaia (TO)

Autores

  • Maicon Douglas Holanda Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Resumo

Esta pesquisa tem como mote compreender a condição feminina no território do Antigo norte de Goiás até a constituição do estado do Tocantins, bem como narrar as motivações da escolha profissional docente, através da realização de investigação biográficos-narrativas com três professoras aposentadas do município de Santa Fé do Araguaia, que iniciaram suas carreiras nas décadas de 1960, 1970 e 1980. Buscamos compreender os sentidos e os significados da profissão, de acordo com suas práticas, saberes e experiências narradas, para evidenciar suas identidades docentes, calcadas nos depoimentos orais. Quanto às questões teóricos-metodológicas, esta pesquisa insere-se em uma abordagem qualitativa, ancorada na História Oral e diálogos semiestruturados. Como resultados, identificamos os motivos da escolha da atuação docente presentes em suas memórias foi marcada por fatores intrínsecos, como a questão do processo de feminização docente, e extrínsecos, baseada nas dificuldades financeira de suas famílias, mas intensificada também pela falta de políticas públicas, voltadas para a educação no antigo norte de Goiás, especificamente na região do povoado São José, onde hoje é o município de Santa Fé do Araguaia, no norte do estado do Tocantins.

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Publicado

2025-09-16

Como Citar

Holanda, M. D. (2025). A memória docente como fonte: a condição feminina nas narrativas de professoras em Santa Fé do Araguaia (TO). Revista Escritas, 16(02), 93–108. Recuperado de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/escritas/article/view/19654

Edição

Seção

Dossiê Uso Públicos e a Publicização da História