NACIONALISMO E REVOLUÇÃO NA PROPAGANDA FASCISTA ITALIANA: O CASO DO JORNAL CORRIERE DELLA SERA

Autores

  • Beatriz Nascimento Teles Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol8n2pp60-75

Palavras-chave:

fascismo, Itália, mídia, nacionalismo, revolução

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como o jornal Corriere della Sera fazia propaganda do regime fascista italiano, com ênfase nas temáticas do nacionalismo e da revolução. Para isso, são analisados os discursos oficiais, as reformas na legislação no que concerne à imprensa escrita e as páginas do jornal em questão, no período entre a Guerra da Etiópia, em 1935, até a fundação da República de Saló, em 1943. O referencial teórico para a análise da mídia impressa é a teoria crítica da Escola de Frankfurt e a análise do discurso propagandista de Patrick Charaudeau. Por meio disto, percebe-se o uso extensivo da repetição, da difamação, do medo e da ilusão de forma a reafirmar um tipo de nacionalismo fascista e uma adaptação do conceito de revolução na propaganda fascista italiana.

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Publicado

2017-01-13

Como Citar

Teles, B. N. (2017). NACIONALISMO E REVOLUÇÃO NA PROPAGANDA FASCISTA ITALIANA: O CASO DO JORNAL CORRIERE DELLA SERA. Revista Escritas, 8(2), 60–75. https://doi.org/10.20873/vol8n2pp60-75