v. 8 n. 2 (2016): História e Comunicação Social: fronteiras

Publicado: 2017-01-13
  • Apresentação

    Laura de Oliveira, Ricardo Benevides
    1-7
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol8n2pp1-7

Dossiê

  • O ACERVO DIGITALIZADO DA REVISTA DO RÁDIO NA HEMEROTECA DIGITAL DA BIBLIOTECA NACIONAL: REFLEXÕES E USOS DA HISTÓRIA DIGITAL NO TEMPO PRESENTE

    Carlos Gregório dos Santos Gianelli
    8-27
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol8n2pp8-27
  • O USO DA MÍDIA ELETRÔNICA PELOS XAVANTE E PELOS POSSEIROS DA SUIÁ NO CASO DA LUTA PELA TERRA MARÃIWATSÉDÉ (1960-2012)

    Juliana Cristina da Rosa
    28-46
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol8n2pp28-46
  • TRANSMITINDO ÓDIO: O PAPEL DO HATE ROCK E DA INTERNET NA DIFUSÃO DE IDEIAS NEOFASCISTAS NO TEMPO PRESENTE

    Pedro Carvalho Oliveira
    47-59
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol8n2pp47-59
  • NACIONALISMO E REVOLUÇÃO NA PROPAGANDA FASCISTA ITALIANA: O CASO DO JORNAL CORRIERE DELLA SERA

    Beatriz Nascimento Teles
    60-75
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol8n2pp60-75
  • O CAMPO POLÍTICO, O CAMPO DA MÍDIA E A ARENA: RELAÇÕES POLÍTICAS E PRÁXIS EMPRESARIAL NO JORNAL DE SANTA CATARINA (1971-1979)

    Ricardo Duwe
    76-96
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol8n2pp76-96
  • A REPRESENTAÇÃO FEMININA NOS ANÚNCIOS E PROPAGANDAS DOS JORNAIS “A PALAVRA” E “FOLHA DO NORTE” (1940 – 1945)

    Flaviana Moraes Pantoja
    97-113
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol8n2pp97-113
  • MULHERES NOS BASTIDORES DA POLÍTICA PARAIBANA: LÚCIA BRAGA E O MOVIMENTO DE AÇÃO FEMININA NA CAMPANHA ELEITORAL DE 1982

    Dayanny Rodrigues
    114-125
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol8n2pp114-125
  • A CAMPANHA DAS DIRETAS JÁ NA PERSPECTIVA DOS JORNAIS IMPRESSOS EM TERESINA (1983-1984)

    Jessica Souza Souza Maciel
    126-147
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol8n2pp126-147
  • "Comunicação: um meio ou um fim?”. Um documentário como peça de defesa social de presos políticos.

    Lucas Porto Marchesini Torres
    148-170
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol8n2pp148-170
  • Performance, moralidade e exposição do corpo: um estudo a partir das imagens midiáticas das encenações dos Dzi Croquettes

    Flávia JAKEMIu Araújo Bortolon
    171-191
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol8n2pp171-191
  • “JUVENTUDE TORQUATO NETO”: AS MARCAS SINGULARES NO FILME DAVID VAI GUIAR EM TERESINA DA DÉCADA DE 1970.

    CARLOS LOPES BARBOSA, EDWAR DE ALENCAR CASTELO BRANCO
    192-208
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol8n2pp192-208
  • “A GUERRA ESTÁ DECLARADA. OS QUE ESTÃO DO LADO DE LÁ, QUE SE CUIDEM”: JOVEM GUARDA E MPB TENSÕES E DESACERTOS

    Alessandro Herinque Cavichia Dias
    209-228
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol8n2pp209-228
  • O México profundo sob o olhar do México imaginário Conflitos culturais e políticos em Chapolin Colorado (1970-1979)

    Priscila de Andrade Rodrigues
    229-244
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol8n2pp229-244
  • CRISE DE ORIENTAÇÃO DE SENTIDO E APROXIMAÇÕES SOBRE A EPISTEMOLOGIA DA HISTÓRIA NA CONCEPÇÃO DE HUGO CHÁVEZ

    Tiago Ciro Moral Zancopé
    245-264
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol8n2pp245-264

Seção Livre

  • OS INTELECTUAIS E A ESCRITA DA HISTÓRIA – AS CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS DE JEAN-FRANÇOIS SIRINELLI

    Rubens Arantes Correa, Rubens Arantes Correa
    265-278
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol8n2pp265-278
  • SONHOS, TIJOLOS E A DITADURA: a política de moradia popular durante os Governos Militares (Piauí, década de 1970)

    Marcelo de Sousa Neto
    279-295
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol8n2pp279-295
  • TRÊS REPRESENTAÇÕES DO TEMPO PRESENTE PELA VIA DO CINEMA BRASILEIRO

    Walace Rodrigues, Luiza Helena Oliveira da Silva
    296-309
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol8n2pp296-309
  • VOZES DO CAMPESINATO FEMININO: (DES) DOBRANDO CULTURAS E MEMÓRIAS DAS LUTAS TAMBÉM PELA TERRA NO SUDESTE DO PARÁ

    Idelma Santiago da Silva; Hiran de Moura Possas
    310-329
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol8n2pp310-329
  • DIÁLOGO ENTRE A HISTÓRIA E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: a contribuição dos historiadores Lucien Febvre e March Bloch a pesquisa em História da Educação.

    ALEXANDRE RIBEIRO RIBEIRO NETO
    330-350
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol8n2pp330-350