RELAÇÕES COM O SABER: NARRATIVAS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE ENSINO DE HISTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.20873/vol9n2pp56-70Resumo
RESUMO
O objetivo deste artigo é analisar as narrativas de alunos do ensino médio acerca do ensino de história, em contextos de leitura e de escrita. Entende-se que no processo de ensino da história escolar, o uso da linguagem na forma falada ou escrita, pode ser um a “estratégia” facilitadora do processo de ensino e aprendizagem, numa perspectiva de construção de significados na relação com saber histórico e também, um instrumento de fortalecimento das identidades e da cidadania no cotidiano escolar. A rede teórica dialoga com os trabalhos de Adorno (2003), Certeau (2016), Ross (2016) e Charlot (2001). No aspecto metodológico, a análise se concentra num corpus retirado de narrativas escritas, que tratam do ensino de história, feitas pelos alunos do primeiro ano do ensino médio, da escola Estadual Anunciada Chaves, do município de Goianésia do Pará, estado do Pará.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino de História; Leitura; Escrita.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela REVISTA ESCRITAS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.