RELAÇÕES COM O SABER: NARRATIVAS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • Tiese Rodrigues Teixeira junior UFPa

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol9n2pp56-70

Resumo

RESUMO

O objetivo deste artigo é analisar as narrativas de alunos do ensino médio acerca do ensino de história, em contextos de leitura e de escrita. Entende-se que no processo de ensino da história escolar, o uso da linguagem na forma falada ou escrita, pode ser um a “estratégia” facilitadora do processo de ensino e aprendizagem, numa perspectiva de construção de significados na relação com saber histórico e também, um instrumento de fortalecimento das identidades e da cidadania no cotidiano escolar. A rede teórica dialoga com os trabalhos de Adorno (2003), Certeau (2016), Ross (2016) e Charlot (2001). No aspecto metodológico, a análise se concentra num corpus retirado de narrativas escritas, que tratam do ensino de história, feitas pelos alunos do primeiro ano do ensino médio, da escola Estadual Anunciada Chaves, do município de Goianésia do Pará, estado do Pará.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de História; Leitura; Escrita.

Downloads

Publicado

2018-02-06

Como Citar

Teixeira junior, T. R. (2018). RELAÇÕES COM O SABER: NARRATIVAS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE ENSINO DE HISTÓRIA. Revista Escritas, 9(2), 56–70. https://doi.org/10.20873/vol9n2pp56-70