v. 9 n. 2 (2017): Ensino de História: "A História na Sala de Aula"

Publicado: 2018-02-06
  • Apresentação

    Marieta de Moraes Ferreira, Vera Lucia Caixeta
    1-3
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol9n2pp1-3

Dossiê

  • DOCUMENTOS DE ARQUIVOS PARTICULARES NO ENSINO DE HISTÓRIA CONSTRUINDO CONHECIMENTOS SOBRE A CAMPANHA ELEITORAL DE 1958 NO RIO GRANDE DO SUL

    Cleusa Maria Gomes Graebin, Samuel da Silva Alves
    4-26
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol9n2pp4-26
  • ENTRE LIVROS E JORNAIS: AMPLIANDO A AUTONOMIA DIDÁTICA DOS PROFESSORES COM A HISTÓRIA LOCAL

    Robson Norberto Dantas
    27-38
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol9n2pp27-38
  • HISTÓRIA DA ÁFRICA ANTIGA PELA ARQUEOLOGIA E HISTÓRIA: PENTEADOS NÍLOTICO-ETÍOPES EM SALA DE AULA

    Maristane Sousa Rosa Sauimbo, Danielly Morais Rocha
    39-55
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol9n2pp39-55
  • RELAÇÕES COM O SABER: NARRATIVAS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE ENSINO DE HISTÓRIA

    Tiese Rodrigues Teixeira junior
    56-70
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol9n2pp56-70
  • EXPERIÊNCIAS DE ENSINO DE HISTÓRIA DA AMÉRICA E HISTÓRIA INDÍGENA NA AMAZÔNIA ORIENTAL: ENTRE DEMANDAS ACADÊMICAS E FORMAÇÃO DOCENTE

    Maria Clara Sales Carneiro Sampaio, Valéria Moreira Coelho de Melo, Erinaldo Cavalcanti
    71-91
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol9n2pp71-91
  • ENSINO DE HISTÓRIA E AS NARRATIVAS FÍLMICAS DE A HISTÓRIA DAS COISAS E TEMPOS MODERNOS

    Eliane Leite Barbosa Bringel, Vasni de Almeida
    92-110
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol9n2pp92-110
  • O SAMBA NA SALA DE AULA: ENSINANDO HISTÓRIA ATRAVÉS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA

    Pedro Luiz do Nascimento Neto
    111-130
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol9n2pp111-130
  • ENSINO E APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN

    Marcelo Marcos de Araújo, Braz Batista Vas
    131-144
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol9n2pp131-144

Seção Livre

  • EMPODERAMENTO E EDUCAÇÃO NA LUTA PELOS DIREITOS DA MULHER NO BRASIL

    Cristiane Roque de Almeida, Lorena de Barros Teixeira Sousa
    145-167
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol9n2pp145-167
  • ESTADO E POVOS INDÍGENAS NO PARAGUAI DO SÉCULO XIX

    Ignacio Telesca
    168-193
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol9n2pp168-193
  • “TEMOS PROFESSORES COM FORMAÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS!”: O VALOR DO CURSO DE INGLÊS NO EXTERIOR

    Edna Sousa Cruz
    194-209
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol9n2pp194-209

Resenha

  • EMPATIA, ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL

    Giuseppe Roncalli Ponce Leon de Oliveira, Marinalva Vilar de Lima
    210-213
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol9n2pp210-213