ENSINO E APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN

UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN

Autores

  • Marcelo Marcos de Araújo
  • Braz Batista Vas Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol9n2pp131-144

Resumo

Este artigo aborda o ensino e aprendizagem em História, especialmente na perspectiva da didática da História do filósofo alemão Jörn Rüsen. Este autor contribuiu ao alçar a didática da História e sua importância na aprendizagem dos alunos como tema de destaque no debate epistemológico da História, pois identifica como a aprendizagem da História pode ser ensinada e de como os alunos podem aprender e compreender a História a partir da relação do passado, presente e do lugar em que o mesmo ocupa socialmente, atribuindo significados aos conteúdos históricos apresentados pelos professores de história. Rüsen destaca a importância da didática da história como o principal elemento da concretização do aprendizado histórico, propondo que o aprendizado histórico se realize a partir de significados que o aluno possa ter sobre aspectos de sua vida social e cultural.

Downloads

Publicado

2018-02-06

Como Citar

Araújo, M. M. de, & Vas, B. B. (2018). ENSINO E APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESPECTIVA DE JORN RÜSEN. Revista Escritas, 9(2), 131–144. https://doi.org/10.20873/vol9n2pp131-144