O SAMBA NA SALA DE AULA: ENSINANDO HISTÓRIA ATRAVÉS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA

Autores

  • Pedro Luiz do Nascimento Neto SEMED/Canaã dos Carajás-PA

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol9n2pp111-130

Resumo

Este artigo procura discutir a influência negra na formação da música popular brasileira. Tendo como referência teórico-metodológica a História Cultural, procuraremos utilizar de uma metodologia que envolve pesquisa bibliográfica, análise de documentos históricos diversos e reflexão sobre a importância da música afro-brasileira no ensino de história. Dessa forma, procuraremos examinar as etapas de sua formação, revisitando às principais tendências musicais desde suas origens no período Colonial até a contemporaneidade, ressaltando a transformação deste fenômeno para a tradição cultural brasileira. Os resultados apresentados são uma demonstração do quanto o samba teve de resistir para se tornar um importante símbolo da cultura brasileira.

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Publicado

2018-02-06

Como Citar

Nascimento Neto, P. L. do. (2018). O SAMBA NA SALA DE AULA: ENSINANDO HISTÓRIA ATRAVÉS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA. Revista Escritas, 9(2), 111–130. https://doi.org/10.20873/vol9n2pp111-130