ENSINO DE HISTÓRIA E AS NARRATIVAS FÍLMICAS DE A HISTÓRIA DAS COISAS E TEMPOS MODERNOS
DOI:
https://doi.org/10.20873/vol9n2pp92-110Resumo
Este texto apresenta uma análise e possibilidades das narrativas fílmicas de “A História das Coisas”, de Annie Leonard (2007), e “Tempos Modernos”, de Charles Chaplin (1936), na perspectiva de o filme ser utilizado como recurso didático-pedagógico nas aulas de História, tendo como ponto de partida pesquisa feita no Mestrado Profissional em Ensino de História [ProfHistória, programa de pós-graduação stricto sensu em Ensino de História/Universidade Federal do Tocantins (UFT), cidade de Araguaína, Estado de Tocantins (TO), Brasil], que teve como objetivo investigar o uso do filme na condição de recurso didático-pedagógico significativo no processo de ensino-aprendizagem de História. Buscamos também nos aproximar das compreensões dos alunos acerca da utilização do mencionado recurso. A análise e o uso dos filmes em uma proposta didática evidenciaram que eles podem contribuir para a (des)construção do conhecimento histórico em sala de aula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela REVISTA ESCRITAS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.