ENSINO DE HISTÓRIA E AS NARRATIVAS FÍLMICAS DE A HISTÓRIA DAS COISAS E TEMPOS MODERNOS

Autores

  • Eliane Leite Barbosa Bringel
  • Vasni de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol9n2pp92-110

Resumo

Este texto apresenta uma análise e possibilidades das narrativas fílmicas de “A História das Coisas”, de Annie Leonard (2007), e “Tempos Modernos”, de Charles Chaplin (1936), na perspectiva de o filme ser utilizado como recurso didático-pedagógico nas aulas de História, tendo como ponto de partida pesquisa feita no Mestrado Profissional em Ensino de História [ProfHistória, programa de pós-graduação stricto sensu em Ensino de História/Universidade Federal do Tocantins (UFT), cidade de Araguaína, Estado de Tocantins (TO), Brasil], que teve como objetivo investigar o uso do filme na condição de recurso didático-pedagógico significativo no processo de ensino-aprendizagem de História. Buscamos também nos aproximar das compreensões dos alunos acerca da utilização do mencionado recurso. A análise e o uso dos filmes em uma proposta didática evidenciaram que eles podem contribuir para a (des)construção do conhecimento histórico em sala de aula.

Downloads

Publicado

2018-02-06

Como Citar

Bringel, E. L. B., & Almeida, V. de. (2018). ENSINO DE HISTÓRIA E AS NARRATIVAS FÍLMICAS DE A HISTÓRIA DAS COISAS E TEMPOS MODERNOS. Revista Escritas, 9(2), 92–110. https://doi.org/10.20873/vol9n2pp92-110