A A REPRESENTAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA

PROJETO ARARIBÁ

Autores

  • CARLO GUIMARAES MONTI Unifesspa

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol10n2pp99-121

Resumo

Este estudo visa analisar como se insere a representação dos povos indígenas no livro didático do 7° ano do Ensino Fundamental. Explorando a discussão racial do século XIX até o século XX no Brasil e suas influências no discurso de construção da identidade do povo brasileiro formado por índio, negros e brancos. Pretende-se detectar permanências no século XXI por meio da análise de documentos sobre a educação brasileira, como Parâmetro Curricular Nacional (com o tema transversal Pluralidade Cultural) e das Leis n° 10.639/03 e n° 11.645/08, que propõe a valorização da diversidade étnico-racial, assim como o estudo das contribuições dos negros e indígenas na história do Brasil e na formação da nação. O artigo tem por objetivo verificar se as mesmas propostas estão sendo aplicadas no que tange à temática indígena, conforme a legislação, no livro didático Projeto Araribá, do 7° ano do Ensino Fundamental.

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Publicado

2019-04-24

Como Citar

MONTI, C. G. (2019). A A REPRESENTAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: PROJETO ARARIBÁ. Revista Escritas, 10(2), 99–121. https://doi.org/10.20873/vol10n2pp99-121