v. 10 n. 2 (2018): TEORIA DA HISTÓRIA E FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR

O referido dossiê propõe pensar, em termos temáticos, teóricos e metodológicos, o “lugar” e o papel da Teoria da História na constituição do Ensino de História. Será problematizado o modo como esse campo consolida de maneira específica, dentre outros, os debates sobre a concepção de História, as diferentes narrativas construídas nos livros e materiais didáticos, a dimensão histórica dos currículos, o amadurecimento de um repertório teórico e metodológico para o uso de diferentes fontes e linguagens em sala de aula, os modos distintos de pensar a dimensão temporal e, fundamentalmente, a relação entre saber histórico acadêmico e saber histórico escolar.

Publicado: 2020-10-24
  • APRESENTAÇÃO: TEORIA DA HISTÓRIA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR

    Maria Abadia Cardoso, Rodrigo de Freitas Costa
    1-04
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol10n2pp1-04

Dossiê

  • O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA SOB PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PRÁTICAS: A LEI 10.639/03 REVISADA APÓS 15 ANOS

    Talitta Tatiane Martins Freitas, Amanda Souza Santos
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol10n2pp1-17
  • OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA E SUA APLICAÇÃO NO ENSINO ESCOLAR DA HISTÓRIA

    Luiz Carlos Bento, Carina Bonny
    18-34
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol10n2pp18-34
  • DECOLONIZAR A COGNIÇÃO HISTÓRICA EM BUSCA DE OUTRAS EPISTEMES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

    Rafael Gonçalves Borges
    35-57
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol10n2pp35-57
  • APRENDIZAGEM HISTÓRICA E DOCÊNCIA ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: NOTAS DE UM POSSÍVEL HORIZONTE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

    Ana Paula Hilgert de Souza
    58-77
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol10n2pp58-77
  • IDENTIDADE HISTÓRICA E HEGEMONIA A CONSTITUIÇÃO DA REPRESENTAÇÃO POSITIVA DOS AFRODESCENDENTES NO BRASIL

    Dagmar Manieri, Andreia Costa Souza
    78-98
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol10n2pp78-98
  • ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA CULTURAL: POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO REPERTÓRIO DO PROFESSOR-PESQUISADOR

    Maria Abadia Cardodo
    122-139
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol10n2pp122-139
  • A A REPRESENTAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA PROJETO ARARIBÁ

    CARLO GUIMARAES MONTI
    99-121
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol10n2pp99-121

Seção Livre

  • DO MUNDO DO TRABALHO ÀS QUESTÕES RACIAIS O CAIPIRA EM CORNÉLIO PIRES E MONTEIRO LOBATO

    Beatriz Rodrigues
    140-156
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol10n2pp140-156
  • Da IGREJA AO SINDICATO A TRAJETÓRIA DO NOVO SINDICALISMO EM FRANCA-SP

    Tito Flávio Bellini Nogueira de Oliveira
    157-176
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol10n2pp157-176
  • TRAJETÓRIA DAS FREIRAS ENFERMEIRAS NA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM (1929-1950)

    Luciene Carla Corrêa Francelino
    177-192
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol10n2pp177-192
  • Os filhos excluídos da cidade generosa o processo de ocupação do Conjunto Habitacional Dirceu Arcoverde em Teresina-PI (1976-1980)

    Marcelo de Sousa Neto, Elisnauro Araújo Barros
    193-209
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol10n2pp193-209
  • HISTÓRIA VERSUS CIÊNCIA MODERNA UM DEBATE SOBRE O MÉTODO E A VERDADE

    Pepita de Souza Afiune
    210-224
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol10n2pp210-224
  • INSPIRAÇÃO, CRIATIVIDADE E... CONSUMO? O “LOOK DO DIA” DE CAMILA COELHO

    Patrícia Carla Mucelin
    211-228
    DOI: https://doi.org/10.20873/vol10n2pp211-228