Os filhos excluídos da cidade generosa
o processo de ocupação do Conjunto Habitacional Dirceu Arcoverde em Teresina-PI (1976-1980)
DOI:
https://doi.org/10.20873/vol10n2pp193-209Resumo
Inserido no contexto do processo de ocupação e expansão das cidades brasileiras, durante o período dos governos militares, o presente artigo propõe discutir o processo de expansão e reocupação da cidade de Teresina (PI), bem como as estratégias de acesso à moradia, privilegiando problemáticas que envolvem histórias, memórias e as maneiras de se relacionar com o cenário urbano. Desta forma, se procura analisar como ocorreu o processo de ocupação do conjunto habitacional Itararé, que posteriormente teve seu nome alterado para Dirceu Arcoverde, entre os anos de 1976 a 1980, e sua relação com as políticas habitacionais vigentes neste período, marcado pela grande carência de moradias populares na capital do Piauí, tomando como ponto de partida das análises o processo de ocupação da área e a luta por melhores condições de moradia. Nesse percurso, a pesquisa lançou mão do estudo hemerográfico a partir dos jornais O Dia e O Estado, no intuito de discutir como a imprensa retratava a ocupação da região e os significados atribuídos por seus primeiros moradores sobre o processo. Como aporte teórico, o estudo utiliza-se da discussão de cotidiano de Michel de Certeau (1999), e os apontamentos de Roberto Lobato Corrêa (2003), Raquel Rolnik (2004), sobre espaço urbano e cidades. Utiliza-se ainda, acerca da questão da memória, dos escritos de Maurice Halsbwachs (2003) e Michel Pollak (1992), entre outros, para discutir este período de grande transformação na paisagem urbanística da cidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela REVISTA ESCRITAS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.