Gestão Ambiental e Processo de Participação
O conflito territorial em torno do reconhecimento da Terra Indígena Morro do Osso-RS
DOI:
https://doi.org/10.20873/vol12n1pp49-70Resumo
O presente trabalho discute o processo de gestão dos conflitos ambientais, tendo em vista a efetividade da participação dos sujeitos envolvidos, buscando ressaltar os custos e os jogos de interesses imbricado nesses processos. Para tanto, analisaremos os conflitos em torno do reconhecimento da Terra Indígena Morro do Osso, localizada na zona urbana do Município de Porto Alegre – RS. Esse conflito se pauta no confronto de duas perspectivas em torno da gestão dos recursos naturais e perspectivas sobre o desenvolvimento. Na análise desse conflito, percebe-se que em nome da gestão dos interesses dissonantes e da busca de consensos, acaba-se por controlar, limitar e silenciar a participação dos sujeitos afetados. Para entender o aspecto conflituoso do caso analisado, discutiremos os conceitos de sociação e socialização de Simmel (1983) compreendendo o conflito como espaço gerador de poder cidadão, ao recursar a cooptação nos limites dados pelas alternativas de desenvolvimento apresentadas como mitigadoras, para então, reafirmarem seu modo de vida.

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela REVISTA ESCRITAS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.