VIOLÊNCIA CONTRA O DOCENTE EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DA PEQUENA CIDADE DE LEÓPOLIS, NORTE DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v10n20p46-64Palavras-chave:
Geografia da Violência, Educação, Professor, Pequena CidadeResumo
A violência tem encontrado terra fértil para se disseminar na sociedade brasileira tornando-se presente na realidade local e assumindo tipologias e formas diferentes. Assim, tem-se uma diferente mensuração da violência, inclusive no que tangencia o ambiente escolar. Além disso, os diversos tipos de violência ocorrem em diferentes contextos, âmbitos e escalas. No caso das pequenas cidades, os dados mostram-se mais preocupantes pela questão demográfica, pela pessoalização e pela sociabilidade. Este artigo aborda a violência no contexto escolar, especialmente contra o docente. Então, o objetivo principal é compreender a violência no ambiente escolar de uma escola estadual de ensino fundamental, a partir da percepção dos docentes, na pequena cidade de Leópolis, localizada no Norte Pioneiro do Estado do Paraná. A metodologia utilizada foi baseada em levantamento bibliográfico, levantamento de dados secundários acerca do município e da escola e aplicação de questionário nos docentes da escola. Os resultados sinalizaram que os docentes sofrem, diariamente, com a violência no ambiente escolar e que isso tem gerado síndromes e influenciado na saúde deles, causando desânimo, pânico, depressão e até mesmo a desistência da profissão. Portanto, observou-se que as escolas de pequenas cidades como espaços seguros têm se tornado uma realidade cada vez mais nostálgica.
Referências
ABRAMOVAY, M.; RUA, M. G. Violências nas escolas. 2. ed. Brasília: UNESCO, 2002.
CHARLOT, B. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Revista Sociologias, Porto Alegre/RS, n.8, jul./dez, 2002.
COSTA, C. R. C. A hora da Violência contra o Docente nas Escolas particulares de Minas Gerais: uma abordagem espacial exploratória. X ENANPEGE - Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Geografia, Campinas, 2013.
FERNANDES, P. H. C. Um espectro ronda as pequenas cidades: o aumento da violência e da insegurança objetiva. 2017. 525 p. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá, Maringá (PR), 2017
GRAMSCI, A. A organização da escola e da cultura. In: ____________. Os intelectuais e a Organização da Cultura. 7º ed. Rio de Janeiro: civilização Brasileira, 1989. P. 117 – 139.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico. 2010. Disponível em: <http://www.censo2010.ibge.gov.br/resultados_do_censo2010.php> acesso em: 3 mar. 2018.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Divisão Regional. 2008. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geografia/default_div_int.shtm> acesso em: 10 mar. de 2018.
IPARDES, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. Cadernos municipais: Leópolis. Disponível em: <http://www.ipardes.gov.br/cadernos/Montapdf.php?Municipio=86330&btOk=ok>acesso em: 30 abr. de 2018.
LEVANDOSKI, G.; OGG, F.; CARDOSO, F. L.. Violência contra professores de educação física no ensino público do estado do Paraná. Motriz: Revista de Educação Física (Online), v. 17, p. 374-383, 2011.
LEÓPOLIS, Prefeitura Municipal. Leópolis. 2018. Disponível em: acesso em: 30 abr. de 2018.
LOPES, C. S. A violência nas escolas de Maringá, Estado do Paraná. Acta Sci. Human Soc. Sci., Maringá, v. 30, n. 1, p. 35-44, 2008
LOPES, C. S. A violência no espaço escolar e a relação professor-aluno. UEM, Maringá. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Maringá, 2001.
LOPES C. S.; GASPARIN, J. L. Violência e conflitos na escola: desafios à prática docente. Acta Sci. Human Soc. Sci.,Maringá, v. 25, n. 2, p. 295-304, 2003.
PEREIRA, A. C. S; WILLIAMS, L. C. A. Reflexões sobre o conceito de violência escolar e a busca por uma definição abrangente. Laboratório de Análise e Prevenção da Violência: Temas em Psicologia - 2010 Vol. 18, no 1, 45 – 55 - Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), 2010.
PEREIRA, B. O., Para uma escola sem violência – estudo e prevenção das práticas agressivas entre crianças. Lisboa: Dinalivro, 2002.
PRIOTTO, E. P; BONETI, L. W. Violência Escolar: na escola, da escola e contra a escola. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 26, p. 161-179, jan./abr. 2009.
SCHILLING, F. A sociedade da insegurança e a violência na escola. São Paulo: Moderna, 2004.
SILVA, J. M. A. P; SALLES, L. M. F. Jovens, violência e escola: um desafio contemporâneo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
SILVA, R. C. S. Violência contra o professor: efeitos devastadores. 2010. Encontro de Formação de Professores da Universidade Trindade.
SOARES, M. B. Representações sociais de violência contra professores na escola. 2013. 179 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco: UFPE, 2013.
SOARES, M. B; MACHADO, L. B. Violência contra o professor nas representações sociais de docentes. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 32, n. 1, 333-354, jan./abr. 2014.
SOARES, M. B; MACHADO, L. B. Violência contra o Professor: sentidos compartilhados e práticas Docentes frente ao fenômeno. 36ª Reunião Nacional da ANPEd. Goiânia-GO.
SODRÉ, C. M. O. Violência no espaço escolar. Revista Eventos Pedagógicos, v.3, n.2, p. 315 - 327, Maio - Jul.2012.
TEIXEIRA, M. C. S; PORTO, M. R. S. Imaginário do medo e cultura da violência na escola. Niterói: Intertexto, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Tocantinense de Geografia não remunera nenhum autor pela publicação de seus textos. Os conteúdos dos textos publicados neste periódico são de responsabilidade de seus autores.