VIOLÊNCIA CONTRA O DOCENTE EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DA PEQUENA CIDADE DE LEÓPOLIS, NORTE DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v10n20p46-64Palabras clave:
Geografia da Violência, Educação, Professor, Pequena CidadeResumen
A violência tem encontrado terra fértil para se disseminar na sociedade brasileira tornando-se presente na realidade local e assumindo tipologias e formas diferentes. Assim, tem-se uma diferente mensuração da violência, inclusive no que tangencia o ambiente escolar. Além disso, os diversos tipos de violência ocorrem em diferentes contextos, âmbitos e escalas. No caso das pequenas cidades, os dados mostram-se mais preocupantes pela questão demográfica, pela pessoalização e pela sociabilidade. Este artigo aborda a violência no contexto escolar, especialmente contra o docente. Então, o objetivo principal é compreender a violência no ambiente escolar de uma escola estadual de ensino fundamental, a partir da percepção dos docentes, na pequena cidade de Leópolis, localizada no Norte Pioneiro do Estado do Paraná. A metodologia utilizada foi baseada em levantamento bibliográfico, levantamento de dados secundários acerca do município e da escola e aplicação de questionário nos docentes da escola. Os resultados sinalizaram que os docentes sofrem, diariamente, com a violência no ambiente escolar e que isso tem gerado síndromes e influenciado na saúde deles, causando desânimo, pânico, depressão e até mesmo a desistência da profissão. Portanto, observou-se que as escolas de pequenas cidades como espaços seguros têm se tornado uma realidade cada vez mais nostálgica.
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