ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DO BICO DO PAPAGAIO PADRE JOSIMO
Uma conquista dos povos do campo
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v10n22p54-69Palavras-chave:
Movimentos sociais, Luta, Terra, Escola de Alternância, TocantinsResumo
Neste trabalho, analisam-se os conflitos agrários na microrregião do Bico do Papagaio no estado Tocantins buscando compreender aspectos da trajetória histórica da Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo (EFABIP), em Esperantina-TO. Ressaltam-se a importância e o protagonismo do Padre Josimo Moraes Tavares frente a luta pela terra e em defesa dos povos do campo no Bico do Papagaio. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho documental, de abordagem qualitativa e quantitativa. As fontes bibliográficas do estudo são constituídas de teses, dissertações, livros e artigos. Dentre os documentos analisados, está o Projeto Político-Pedagógico do ano de 2019 da EFABIP, o qual traz informações sobre o contexto histórico de criação da escola e organização pedagógica. Suscitam assim muitas indagações e reflexões quanto aos conflitos e as dificuldades enfrentadas pelos sujeitos no Bico do Papagaio, além de nos ajudar a entender o quanto as pessoas sofreram com os confrontos (direta e indiretamente) nessa microrregião do estado do Tocantins. Como resultado da pesquisa, é relevante destacar que, com a criação da EFABIP, os povos do campo de certa maneira começam a sentir-se sujeitos da história, pois a escola atende grande parte das especificidades dos mesmos e propicia a esperança de que novas escolas trabalhem na perspectiva da Pedagogia da Alternância visando à formação integral do homem e da mulher do campo.
Referências
BEZERRA, Maria do Socorro Soares. Ecos e silenciamentos na luta do Padre Josimo junto aos movimentos sociais da Região do Bico do Papagaio-TO na década de 1980. 2013. 195f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.
CARDOSO, Natália da Silva Sousa; SILVA, Cícero da. A terra, a luta e a implantação da Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo no estado do Tocantins, Brasil. Research, Society and Development, Itajubá, v. 9, n. 8, e873986339, 2020. doi: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6339
CALDART, Roseli Salete. Por uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: KOLLING, Edgar Jorge; CERIOLI, Paulo Ricardo; CALDART, Roseli Salete (orgs.). Educação do Campo: identidade e políticas públicas. Brasília: articulação nacional por uma Educação do Campo, 2002. p. 18-25.
CHAVES, Patrícia Rocha. Rebeldia e barbárie: conflitos socioterrioriais na Região do Bico do Papagaio. 2015. 405f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DO BICO DO PAPAGAIO PADRE JOSIMO. Projeto Político-Pedagógico da Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo. Esperantina: s/n, 2019. (mimeo).
FERRAZ, Siney. O movimento camponês no Bico do Papagaio: Sete Barracas em busca de um elo. Imperatriz: Ética, 2000.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GIMONET, Jean-Claude. Praticar e compreender a pedagogia da alternância dos CEFFAs. Petrópolis: Vozes; Paris: AIMFR, 2007.
GRANEREAU, Abbé. O livro de Lauzun: onde começou a Pedagogia da Alternância. Tradução Fortaleza: Edições UFC, 2020.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
NOSELLA, Paolo. Origens da pedagogia da alternância no Brasil. Vitória: Edufes, 2014.
PIZZANI, Luciana; SILVA, Rosemary Cristina da; BELLO, Suzelei Faria; HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 10, n. 2, p. 53-66, jul./dez. 2012. doi: https://doi.org/10.20396/rdbci.v10i1.1896
SILVA, Cícero da. Tocantins, um berço de lutas: como nasce a Pedagogia da Alternância no estado mais jovem do Brasil. In: RUAS, José Jarbas; BRASIL, Anderson; SILVA, Cícero da (Orgs.). Educação do Campo: diversidade cultural, socioterritorial, lutas e práticas. Campinas: Pontes Editores, 2020. p. 49-83.
SILVA, Cícero da. Pedagogia da Alternância: práticas de letramentos em uma Escola Família Agrícola brasileira. 2018. 232f. Tese (Doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2018.
SILVA, Cícero da; SUARTE, Letícia Brito de Oliveira; LEITÃO, Rosângela Ribeiro de Sousa. La educación del campo en el sistema educativo público del estado de Tocantins, Brasil (1999-2013). Archivos Analíticos de Políticas Educativas, Tempe, v. 28, n. 54, p. 1-24, 2020. doi: https://doi.org/10.14507/epaa.28.4526
SILVA, Iara Rodrigues; AIRES, Helena Quirino Porto. Um olhar sobre a implantação da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo no Estado do Tocantins. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS, I, 2017, Palmas. Anais... Palmas: UFT, 2017. v. 1. p. 48-62.
SILVA, Moisés Pereira da. Padre Josimo Moraes Tavares e a atuação da Comissão Pastoral da Terra (CPT) nos conflitos agrários do Araguaia-Tocantins (1970-1986). 2011. 177f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Tocantinense de Geografia não remunera nenhum autor pela publicação de seus textos. Os conteúdos dos textos publicados neste periódico são de responsabilidade de seus autores.