O ENSINO DE GEOGRAFIA E O ESTUDO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
UM TRABALHO SOBRE AS FESTAS JUNINAS A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE MAQUETES
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v11i25.13932Palavras-chave:
Metodologias ativas, festas juninas, maquetes, ensino de geografiaResumo
Na contemporaneidade, cada vez mais, o ensino de Geografia tem por desafio motivar os alunos a aprender, partindo da contextualização do conteúdo com a realidade dos estudantes. Não é possível oferecer um ensino bancário como diz Paulo Freire, isto é, de repetição de conceitos, pois este não agrada mais os educandos. A Geografia tem na essência uma interconexão com o local e pode ser trabalhada em diferentes abordagens. Pensando no ensino da diversidade regional da cultura da população brasileira, buscou-se propor uma prática didática que dialoga com o conteúdo e as festas juninas, sendo proposta a construção de maquetes, para sinalizar o conhecimento e trazer o aluno para aula, para sua aprendizagem por meio de metodologias ativas. A intervenção pedagógica aconteceu em junho de 2020, com os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Cândida Zasso de Nova Palma - RS. Com a atividade foi possível observar o interesse e participação dos alunos, a criatividade e conteúdo das produções e, por fim, articular o ensino de Geografia a realidade dos mesmos.
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