O ENSINO DE GEOGRAFIA E O ESTUDO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

UM TRABALHO SOBRE AS FESTAS JUNINAS A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE MAQUETES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v11i25.13932

Palavras-chave:

Metodologias ativas, festas juninas, maquetes, ensino de geografia

Resumo

Na contemporaneidade, cada vez mais, o ensino de Geografia tem por desafio motivar os alunos a aprender, partindo da contextualização do conteúdo com a realidade dos estudantes.  Não é possível oferecer um ensino bancário como diz Paulo Freire, isto é, de repetição de conceitos, pois este não agrada mais os educandos. A Geografia tem na essência uma interconexão com o local e pode ser trabalhada em diferentes abordagens. Pensando no ensino da diversidade regional da cultura da população brasileira, buscou-se propor uma prática didática que dialoga com o conteúdo e as festas juninas, sendo proposta a construção de maquetes, para sinalizar o conhecimento e trazer o aluno para aula, para sua aprendizagem por meio de metodologias ativas. A intervenção pedagógica aconteceu em junho de 2020, com os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Cândida Zasso de Nova Palma - RS. Com a atividade foi possível observar o interesse e participação dos alunos, a criatividade e conteúdo das produções e, por fim, articular o ensino de Geografia a realidade dos mesmos.

Biografia do Autor

Vanessa Manfio, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria, Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com um período de intercâmbio na Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, Portugal. Professora da rede estadual do Rio Grande do Sul e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, membro do Núcleo de Estudos Agrários da UFRGS.

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Publicado

2022-09-26

Como Citar

MANFIO, Vanessa. O ENSINO DE GEOGRAFIA E O ESTUDO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA: UM TRABALHO SOBRE AS FESTAS JUNINAS A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE MAQUETES. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 15–32, 2022. DOI: 10.20873/rtg.v11i25.13932. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/13932. Acesso em: 24 nov. 2024.