UMA ANÁLISE GEOGRÁFICA SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) A PARTIR DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ARAGUAÍNA-TOCANTINS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v13i30.16403

Palavras-chave:

Educação, Ensino Remoto Emergencial, Tecnologias digitais, Docência

Resumo

O texto é resultado de pesquisa que aborda os desafios enfrentados pela educação pelas Tecnologias de Informação e comunicação TIC, principalmente devido à pandemia da Covid-19, que levou ao fechamento temporário das escolas e à adoção do ensino remote emergencial. O estudo buscou discutir sobre o impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino básico público, especificamente em Araguaína-TO, no recorte temporal, anos 2020 e 2021. O objetivo foi compreender sobre as práticas pedagógicas e a inclusão as TIC no ensino de Geografia. A metodologia incluiu estudos bibliográficos, análise de documentos escolares e entrevista a profissionais da educação da Superintendência Regional de Educação de Araguaína (SRE). A falta de recursos tecnológicos e de habilidades digitais dos professores e estudantes foi evidenciada, especialmente em regiões com desigualdades sociais, no Norte do Tocantins. A necessidade de adaptação das práticas pedagógicas para o ambiente online, utilizando plataformas como Google Meet e Zoom, foi destacada, assim como a importância de qualificar os profissionais da educação no uso das tecnologias.

Biografia do Autor

Antônia Márcia Duarte Queiroz, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Mestre em Desenvolvimento Social e Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Montes-UNIMONTES. Professora Adjunta do magistério superior na Universidade Federal do Tocantins.

Atácida Carlos dos Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Mestrando em Geografia pelo PPGeo-UFNT. Formada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins - UFT, Técnica em Análises Clinicas pelo Instituto Federal do Tocantins - IFTO. 

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Publicado

2024-05-28

Como Citar

QUEIROZ, Antônia Márcia Duarte; SANTOS, Atácida Carlos dos. UMA ANÁLISE GEOGRÁFICA SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) A PARTIR DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ARAGUAÍNA-TOCANTINS. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 13, n. 30, p. 63–87, 2024. DOI: 10.20873/rtg.v13i30.16403. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/16403. Acesso em: 28 set. 2024.