UMA REFLEXÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DE CAMPO NA FORMAÇÃO DO GEÓGRAFO

Autores

  • Andressa da Luz Silva Universidade Federal do Norte do Tocantins https://orcid.org/0009-0006-2793-020X
  • Alana Carvalho dos Santos Universidade Federal do Norte do Tocantins
  • Gustavo Rodrigues do Nascimento Universidade Federal do Norte do Tocantins
  • Vanessa da Silva Costa Universidade Federal do Norte do Tocantins
  • Victória de Oliveira Palhares Palhares Universidade Federal do Norte do Tocantins
  • Victoria Karen Morais Diniz Universidade Federal do Norte do Tocantins https://orcid.org/0009-0009-3797-4750
  • Weslleny Souto Silva Universidade Federal do Norte do Tocantins
  • Anna Clara Andrade Ramos Universidade Federal do Norte do Tocantins https://orcid.org/0009-0000-1581-0282
  • Eliseu Pereira de Brito Universidade Federal do Norte do Tocantins https://orcid.org/0000-0002-2788-6636
  • Ediany Aquino dos Santos Universidade Federal do Norte do Tocantins https://orcid.org/0000-0002-6797-7145

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v12i27.16812

Palavras-chave:

Lugares, Amazônia, Gentes, Trabalho de campo

Resumo

Este ensaio discute a importância do trabalho de campo para a formação de professores em Geografia. Trata-se de uma atividade desenvolvida como parte da formação em geografia com alunos de graduação da Universidade Federal do Norte do Tocantins. O foco principal foi um estudo regional e buscou no arcabouço de conhecimento da Geografia da Amazônia, criar debates sobre a principal cidade regional da Amazônia, Belém, observando o funcionamento os lugares como de vivência e de percepção e como centralidade principal da dinâmica econômica da Amazônia. Não se trata de uma análise na geografia de Belém, apenas da importância do campo na formação do geógrafo. Um modo de fazer o estudo foi por meio de uma atividade de campo programada para quatro dias. O principal método aplicado foi a observação guiada em museu, igreja e centro-histórico, sempre buscando afastar o campo de um passeio, aplicando de forma conceitual elementos da geografia para observação dos monumentos, obras do conjunto material e imaterial. Também aplicamos em campo a construção da noção de lugar, entre cheiro, cores, caos e organização, atividades desenvolvidas no mercado Ver-o-Peso. O que está retratado neste ensaio é uma reflexão da experiência em campo pelos alunos.

Biografia do Autor

Andressa da Luz Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Graduanda em Geografia (LICENCIATURA) pela Universidade Federal do Norte Tocantins- UFNT, atua como monitora no Programa Alvorecer pela mesma instituição. Aluna bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC), com a temática: "Jogos digitais como ferramentas lúdicas de ensino e pesquisa na formação de professores de geografia.

 

Alana Carvalho dos Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Graduanda em Geografia pela Universidade Federal do Norte do Tocantins

Gustavo Rodrigues do Nascimento, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Graduando em Geografia pela Universidade Federal do Norte do Tocantins

Vanessa da Silva Costa, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Graduanda em Geografia pela Universidade Federal do Norte do Tocantins

Victória de Oliveira Palhares Palhares, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Graduanda em Geografia pela Universidade Federal do Norte do Tocantins

Victoria Karen Morais Diniz, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Graduanda em Geografia pela Universidade Federal do Norte do Tocantins

Weslleny Souto Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Graduanda em Geografia pela Universidade Federal do Norte do Tocantins

Anna Clara Andrade Ramos, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Graduanda em Geografia pela Universidade Federal do Norte do Tocantins

Eliseu Pereira de Brito, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Possuí Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins. É mestre em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados. Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Líder do Grupo de Pesquisa GEGATO - Grupo de Estudos Geográficos da Amazônia e Tocantins e Pesquisador do Núcleo de Estudos Urbanos, Agrários e Regionais - NURBA/UFT. Pesquisador Externo do LABOTER/UFG. Desenvolve pesquisa sobre "Território e territorialidades das comunidades ribeirinhas na Amazônia Legal - Tocantins" e sobre "Identidades Territoriais e Lugares tocantinenses. Desenvolve leituras no Grupo de Estudo sobre os "lugares" em Jöel Bonnemaison". Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Geografia da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado em Geografia UFT - Porto Nacional. Editor da Revista Tocantinense de Geografia.

Ediany Aquino dos Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Graduanda em Geografia pela Universidade Federal do Norte do Tocantins

Referências

LACOSTE, Yves. A pesquisa e o trabalho de campo: um problema político para os pesquisadores, estudantes e cidadãos. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, no 84, p. 07-24, 2006.

MARCO, Valéria de. Trabalho de campo em Geografia: reflexões sobre uma experiência de pesquisa participante. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, no 84, p. 105-136, 2006.

SERPA, Ângelo. Trabalho de campo em Geografia: uma abordagem teórico-metodológica. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, no 84, p. 07-24, 2006.

PENTEADO, Antonio Rocha. Belém: (estudo de geografia urbana). Belém: UFPA, 1968. 2 v. (Coleção amazônica. Série José Veríssimo). Disponível em: http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/43. Acesso em:01 maio de 2023.

Downloads

Publicado

2023-07-10

Como Citar

SILVA, Andressa da Luz et al. UMA REFLEXÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DE CAMPO NA FORMAÇÃO DO GEÓGRAFO. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 351–361, 2023. DOI: 10.20873/rtg.v12i27.16812. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/16812. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>