O Uso do Whastapp na Disciplina de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v9n17p172-182Palavras-chave:
Whatsapp. Tecnologia. Geografia. EducaçãoResumo
A cada instante surge um novo aparato tecnológico, e esse fato é algo presente na sociedade contemporânea. O momento que estamos passando nos mostra que a utilização das novas tecnologias no ensino de Geografia é necessária, porém temos que adotar alguns cuidados, pois grandes mudanças estão acontecendo em vários aspectos, inclusive no ambiente escolar, Isso nos despertou ao engajamento em presenciar na prática tal questão, direcionando o desenvolvimento do presente artigo. Afinal, a Geografia é uma ciência que busca a compreensão da realidade, que tem por tarefa analisar o espaço geográfico, ou seja, o meio em que acontecem as relações. Podemos ver que a ferramenta whatsapp tem se tornado uma importante auxiliadora no ensino de Geografia, pois as redes sociais fazem parte das relações presentes no espaço. Portanto, o foco desse artigo está no potencial e no efetivo uso desse aparato tecnológico para contribuir e aproximar os estudantes dos conteúdos, proporcionando um ensino onde o aluno possa interagir, e ser construtor do seu conhecimento.
Referências
BELLONI, M.L. Educação a distância. 4. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
DEBATES, Jornal. Celular em sala de aula: proibir ou não?. proibir ou não?. 2015. Leis estaduais proíbem aparelhos no Brasil e um estudo britânico diz que proibição aumenta desempenho, mas tem professor que pensa diferente. Disponível em: http://debateepitacio.blogspot.com/2015/07/celular-em-sala-de-aula-proibir-ou-nao.html?m=1. Acesso em: 20 nov. 2019.
HONORATO, W. A. M. E REIS, R. S. F. Whatsapp - Uma nova ferramenta para o ensino. In: Anais do IV Simpósio de Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade, 2014.
Tompson, John B. A Mídia e a Modernidade uma Teoria Social da Mídia, 12.ed. Petrópolis Editora Vozes 2011. Disponivel em>www.portaldaeducacao.com.br em17/09/2018.
SAS Quem Somos: Disponível em>https://www.somospar.com.br/uso-do-celular-em-sala-de-aula/. Acessado em 13/09/2018.
MORAN, José Manuel. Novos desafios para o educador. In: A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2007.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceito, metodologia e práticas. 15.ed. São Paulo: Atlas, 2001.
Celular em sala de aula: proibir ou usar como ferramenta? Disponível em<https://www.terra.com.br/noticias/educacao/celular-em-sala-de-aula-proibir-ou-usar-como-ferramenta,605bd3f1c2323556dae7c08d601e13dfr8yfRCRD.html
GPS - Sistema de Posicionamento Global. Disponível em> http://brasilescola.uol.com.br/geografia/gpssistema-posicionamento-global.htm. Acessado em>10/09/2018
SANTOS, Milton, Técnica Espaço e tempo. Globalização e o Meio Técnico-Científico Informacional. 3º Ed. São Paulo Ed. Hucitec, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Tocantinense de Geografia não remunera nenhum autor pela publicação de seus textos. Os conteúdos dos textos publicados neste periódico são de responsabilidade de seus autores.