L'utilisation de Whastapp dans la discipline géographique

Auteurs-es

  • Edypo Gomes Duarte UESPI
  • Maria Lúcia carteiro Meneses UFPI

DOI :

https://doi.org/10.20873/rtg.v9n17p172-182

Mots-clés :

Whatsapp. Tecnologia. Geografia. Educação

Résumé

A cada instante surge um novo aparato tecnológico, e esse fato é algo presente na sociedade contemporânea. O momento que estamos passando nos mostra que a utilização das novas tecnologias no ensino de Geografia é necessária, porém temos que adotar alguns cuidados, pois grandes mudanças estão acontecendo em vários aspectos, inclusive no ambiente escolar, Isso nos despertou ao engajamento em presenciar na prática tal questão, direcionando o desenvolvimento do presente artigo. Afinal, a Geografia é uma ciência que busca a compreensão da realidade, que tem por tarefa analisar o espaço geográfico, ou seja, o meio em que acontecem as relações. Podemos ver que a ferramenta whatsapp tem se tornado uma importante auxiliadora no ensino de Geografia, pois as redes sociais fazem parte das relações presentes no espaço. Portanto, o foco desse artigo está no potencial e no efetivo uso desse aparato tecnológico para contribuir e aproximar os estudantes dos conteúdos, proporcionando um ensino onde o aluno possa interagir, e ser construtor do seu conhecimento.

 

Bibliographies de l'auteur-e

Edypo Gomes Duarte, UESPI

Formação Licenciatura em geografia (UFT). Professor ensino fundamental especialização gestão educacional em rede (UFPI)

Maria Lúcia carteiro Meneses, UFPI

Licenciatura em historia (UESPI) especialização gestão educacional em rede (UFPI)

Références

BELLONI, M.L. Educação a distância. 4. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

DEBATES, Jornal. Celular em sala de aula: proibir ou não?. proibir ou não?. 2015. Leis estaduais proíbem aparelhos no Brasil e um estudo britânico diz que proibição aumenta desempenho, mas tem professor que pensa diferente. Disponível em: http://debateepitacio.blogspot.com/2015/07/celular-em-sala-de-aula-proibir-ou-nao.html?m=1. Acesso em: 20 nov. 2019.

HONORATO, W. A. M. E REIS, R. S. F. Whatsapp - Uma nova ferramenta para o ensino. In: Anais do IV Simpósio de Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade, 2014.

Tompson, John B. A Mídia e a Modernidade uma Teoria Social da Mídia, 12.ed. Petrópolis Editora Vozes 2011. Disponivel em>www.portaldaeducacao.com.br em17/09/2018.

SAS Quem Somos: Disponível em>https://www.somospar.com.br/uso-do-celular-em-sala-de-aula/. Acessado em 13/09/2018.

MORAN, José Manuel. Novos desafios para o educador. In: A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2007.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceito, metodologia e práticas. 15.ed. São Paulo: Atlas, 2001.

Celular em sala de aula: proibir ou usar como ferramenta? Disponível em<https://www.terra.com.br/noticias/educacao/celular-em-sala-de-aula-proibir-ou-usar-como-ferramenta,605bd3f1c2323556dae7c08d601e13dfr8yfRCRD.html

GPS - Sistema de Posicionamento Global. Disponível em> http://brasilescola.uol.com.br/geografia/gpssistema-posicionamento-global.htm. Acessado em>10/09/2018

SANTOS, Milton, Técnica Espaço e tempo. Globalização e o Meio Técnico-Científico Informacional. 3º Ed. São Paulo Ed. Hucitec, 1997.

Téléchargements

Publié-e

2020-03-31

Comment citer

DUARTE, Edypo Gomes; MENESES, Maria Lúcia carteiro. L’utilisation de Whastapp dans la discipline géographique. Journal de géographie Tocantinense, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 172–182, 2020. DOI: 10.20873/rtg.v9n17p172-182. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/8309. Acesso em: 22 nov. 2024.